A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é um destino muito procurado tanto por turistas quanto por pessoas que querem viver em uma ótima região.
Assim como todo local que oferece uma boa qualidade de vida e oportunidade de investimento, o valor dos imóveis para aluguel na cidade disparou.
Como alternativa, alguns moradores estão indo embora da ilha e procurando opções mais em conta no continente.
Seja uma casa em Condomínio em Florianópolis ou um apartamento no continente, a verdade é que os valores subiram muito nos últimos anos.
Com a alta demanda, a expectativa é que os valores subam ainda mais, deixando tanto o aluguel quanto a compra mais caros.
Mas afinal, por que os imóveis em Florianópolis estão mais caros? Continue acompanhando por aqui e descubra o motivo!
Mudança para o continente
Antes de falar mais sobre a cidade, vamos conversar um pouco mais sobre a mudança dos moradores da ilha para o continente.
Segundo o Sindicato da Habitação de Santa Catarina (Secovi/SC), alguns bairros da ilha, como, por exemplo, Jurerê e Canasvieiras, tiveram um aumento de 30% nos últimos anos.
Só para ter noção, em 2024, o valor médio do aluguel de um apartamento com apenas 1 quarto em Florianópolis era de mais de R$2500.
Enquanto isso, em cidades do continente, como São José e Palhoça, muitos imóveis com quase o mesmo tamanho são encontrados por valores bem mais em conta.
Porém, com a nova demanda nessas cidades, a tendência é que essas regiões também fiquem valorizadas e seus preços subam.
Outro problema que a região vive é em relação ao trânsito, tendo em vista que muitas pessoas vivem nesses municípios próximos mas trabalham em Florianópolis.
Com isso, as estradas costumam ficar cheias e o tempo de deslocamento fica maior.
Porque o aluguel em Florianópolis está mais caro?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a migração da ilha para o continente em Florianópolis, chegou a hora de entender por que o preço do aluguel subiu na cidade.
Alta demanda a baixa oferta
Apesar da demanda alta por imóveis para alugar em Florianópolis, a oferta não está conseguindo suprir as necessidades da população.
Com a escassez do mercado, a tendência é que os proprietários aumentem o valor do aluguel para obter mais lucros.
Além disso, a ilha de Florianópolis possui diversas restrições ambientais, que limitam a área de construção urbana e dificultam ainda mais o mercado imobiliário da região.
Aluguel por temporada
Muitos proprietários acham mais vantajoso alugar um imóvel por temporada do que por um longo contrato.
Além de poder lucrar mais, o dono do imóvel também pode viver no ambiente enquanto a casa não está sendo alugada.
Com isso, a demanda por aluguel fica ainda menor, o que aumenta o valor do aluguel de forma direta.
Valorização
Se você acompanha o mercado imobiliário brasileiro, já deve ter visto que Santa Catarina vem passando por um grande crescimento nos últimos anos.
Com isso, Florianópolis também cresceu, e como consequência, o valor do aluguel subiu, tendo em vista a valorização e a alta demanda.
Vale ressaltar que empresários e investidores costumam comprar imóveis na região para lucrar com o bom momento do mercado regional.
Qualidade de vida elevada
Por último, mas não menos importante, a qualidade de vida em Florianópolis é considerada alta, o que acaba atraindo mais moradores.
A cidade oferece uma boa mobilidade urbana e uma ótima infraestrutura, contando com muitos mercados, restaurantes, lojas, shoppings, entre outras lojas.
Com todos esses fatores aliados à segurança e às ótimas opções de lazer (principalmente a praia), a qualidade de vida de Florianópolis é uma das melhores do país, o que atrai cada vez mais moradores e mantém o mercado imobiliário da cidade valorizado.
E você, já pensou em morar no continente para evitar o alto valor do aluguel? Conta pra gente a sua experiência nos comentários!