Lei aprovada em Florianópolis cria incentivos para adequação de prédios antigos

A chamada Lei do Retrofit deve facilitar a adaptação de edifícios comerciais em residenciais e visa revitalizar a região do centro histórico da cidade
Fim de exigências como vagas de garagem e autorização para acréscimo de pavimentos estão entre medidas de estímulo à adaptação de imóveis ociosos / Foto reprodução PMF Fim de exigências como vagas de garagem e autorização para acréscimo de pavimentos estão entre medidas de estímulo à adaptação de imóveis ociosos / Foto reprodução PMF

Uma lei aprovada nesta semana deve permitir incentivos para a adequação de prédios antigos em Florianópolis.

A chamada Lei do Retrofit, termo usado para definir amplas reformas e restaurações em edificações mais velhas, foi aprovada em dois turnos nas sessões de segunda (3) e terça-feira (4) da Câmara de Vereadores da Capital. Agora, a proposta segue para sanção do prefeito Topázio Neto (PSD).
Na prática, a lei deve facilitar a adaptação de edifícios comerciais em residenciais.

A vereadora Manu Vieira (PL), autora da atualização do projeto, explica que a proposta pode ajudar em situações de prédios que hoje estão ociosos, às vezes alugados para comércios nas salas de térreo, mas sem ocupação nos andares superiores.

— Hoje a gente passa muito ali pelo Centro, vê um imóvel mais antigo que no térreo está ocupado comercialmente, mas que para cima geralmente está subutilizado. O que a gente permite agora é que possa haver o uso diferenciado, por exemplo o uso residencial se for interessante para o empreendedor, e aí ele pode modificar internamente [o imóvel]. Antes ele não poderia fazer isso — detalha a vereadora.

A parlamentar sustenta que a prefeitura pode oferecer mais benefícios, como desconto em impostos municipais, após a sanção da lei. Ela defende que o próprio governo pode se beneficiar da proposta se optar por formatos como aluguel social.

A expectativa é de que a proposta ajude sobretudo em regiões como o Centro Leste de Florianópolis, onde há prédios comerciais ociosos e que poderiam receber os incentivos para reformas. Segundo um estimativa inicial, ao menos 80 prédios na Capital podem se enquadrar nos critérios.

Os incentivos são oferecidos a prédios que têm o Habite-se emitido há mais de 10 anos e sem exigência de tempo para construções em determinadas condições, como em zonas de interesse social (Zeis) ou sem Habite-se.

Com a nova lei, algumas exigências atuais podem deixar de ser feitas para estimular reformas ou adaptações dos prédios. Um exemplo é a necessidade de vagas de garagem para aproveitamento residencial dos edifícios antigos.

Veja alguns incentivos previstos na lista abaixo:

  • Incentivos da Lei do Retrofit
  • Autorização para implantar varandas, sacadas e terraços, desde que respeitadas as normas sobre o tema;
  • Dispensa de exigência de vagas de garagem;
  • Dispensa de exigência de vagas de embarque e desembarque e de carga e descarga;
  • Dispensa de exigência de vagas para bicicleta;
  • Autorização para acréscimo de pavimentos, para edifícios com ao menos quatro andares e desde que respeitada a legislação sobre o tema;
  • Autorização para construção de rampas e outros dispositivos que garantam acessibilidade ao prédio que avancem sobre via pública (para isso, é preciso que não seja possível instalar os equipamentos na área do prédio, haja calçada e que seja respeitada faixa caminhável de ao menos 1,20 metro.

Fonte www.nsctotal.com.br

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-06-21 03:16:33' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-06-21 03:16:33' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora