Cidade Madura será modelo para condomínio de idosos em Blumenau (SC)

Cidade Madura será modelo para condomínio de idosos em Blumenau (SC)

Com o objetivo de conhecer a experiência exitosa dos Condomínios Cidade Madura, programa do Governo do Estado destinado a pessoas acima de 60 anos, que possuam autonomia física e financeira, encontra-se em João Pessoa a vereadora e ex-secretária municipal da Família da cidade de Blumenau (SC), Cristiane Loureiro; e a chefe de gabinete, Elizângela Albano. Elas foram recebidas em audiência nesta quarta-feira (28) pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, que falou dos programas e projetos desenvolvidos e gerenciados pela Sedh.

Acompanhadas pela gerente operacional do Cidade Madura, Adjane Medeiros, e pela técnica de Referência do Programa, Magda Danielle; Cristiane Loureiro e Elizângela Albano também foram recebidas pela presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima.

A vereadora Cristiane Loureiro comentou que Blumenau é reconhecida como a cidade amiga da pessoa idosa, “e levando em consideração as políticas que foram implantadas, a ideia é levar e implantar o Cidade Madura em Blumenau, para que possamos oferecer autonomia, qualidade de vida e bem-estar para as pessoas idosas, que é o que a gente preconiza no município. E através da minha experiência à frente da Secretaria da Família, já tinha esse objetivo, e agora enquanto vereadora agregar com essa experiência do Cidade Madura, que deu certo em João Pessoa e na Paraíba. E por que não sermos pioneiros no Sul?”.

“Estou muito satisfeita com o que vi e ouvi, desde a acessibilidade, a forma de organização como é planejado, levando em consideração a autonomia do idoso, segurança, saúde, políticas que acabam demonstrando a preocupação que o Estado tem com o envelhecer”, afirmou a vereadora.

“O Cidade Madura é uma oportunidade de socialização para os idosos, e essa socialização, essa convivência proporciona uma melhor qualidade de vida, e de vida mais longa. Essa semana a Paraíba recebeu muitas visitas, a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas. Hoje cedo, o superintendente de Desenvolvimento e Assistência Social de Goiás, Marcello Rosa, acompanhado da gerente de Proteção Especial, Lilian Dayane, do estado de Goiás. E agora a vereadora por Blumenau, Cristiane Loureiro. Acredito que esse intercâmbio é muito importante, a gente acaba aprendendo também sobre os ativos que há em Santa Catarina, Goiás, no Ceará”, afirmou Pollyanna Dutra.

Segundo a secretária, “o Brasil não é uma ilha, e precisa se comunicar, e a política pública que está dando certo em alguma outra região poderá dar certo na Paraíba, baseado em sua evidência e efetividade que chega àquela população que mais precisa do serviço público. Entendo como muito oportuno o Estado abrir esse espaço, essas janelas para dialogar com os estados do Nordeste, e também do Brasil”.

Na ocasião, a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, falou do Programa que teve o projeto concebido e executado pela equipe da Cehap, levando em consideração as especificidades do público a que se destina. Atualmente são sete os condomínios em funcionamento, nas cidades de: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sousa, Patos e Monteiro, todos com 40 unidades habitacionais, setor de saúde, academia, centro de vivência, redário, espaço para caminhadas, horta comunitária elevada. Os últimos condomínios entregues contam com energia solar e área de informática.

Emília Correia Lima ainda falou do orgulho da Paraíba ser exemplo: “É um programa que está sendo conhecido e visitado por gestores e parlamentares de todo Brasil. Estão hoje de Blumenau, recebemos anteriormente do Paraná que passou uma semana com uma equipe e estão implantando naquele Estado. Recebemos do Rio Grande do Norte, de cidades do Norte do país. Inclusive teses de mestrado estão sendo feitas sobre os Condomínios Cidade de Madura. É a Paraíba mostrando ao Brasil como se faz uma política pública de habitação em defesa dos idosos”, ressaltou.

Fonte: Governo da Paraíba 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-03 02:22:59' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-03 02:22:59' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora