Ampliar em 25% o número dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) no estado é um dos objetivos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina em 2023.
A proposta deverá melhorar a interação com as reivindicações da sociedade, desenvolver novas capacitações dos integrantes e até reforçar ou criar programas sociais preventivos nos municípios.
Atualmente, existem 106 Consegs ativos no estado e 700 membros efetivos. Assim, os Consegs estão presentes em 70 cidades (23,72% dos municípios catarinenses). Mas, segundo o coordenador estadual de Polícia Comunitária e de Consegs da SSP, coronel Jeferson Braz de Oliveira, há hoje 256 Consegs inativos em 124 municípios. Um outro dado é que 57 municípios catarinenses nunca tiveram Consegs.
“Não se pode pensar em segurança pública sem o envolvimento comunitário total. Devemos conhecer as prioridades da sociedade de cada região do estado. Essa é uma das determinações do governador do estado. Por isso, estamos criando estratégias para reativar e ampliar os Consegs em Santa Catarina”, destacou o secretário de Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.
Em maio, o secretário se reuniu com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs, conheceu os trabalhos em andamento e determinou ações para a retomada do modelo de polícia comunitária. “É um resgate em que buscaremos o fortalecimento das polícias com a participação das comunidades e a diminuição da criminalidade”, pontuou o secretário da Segurança Pública no Estado.
Os Consegs têm como base a comunidade e estabelecem uma parceria com as forças de segurança: a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros Militar. Objetivam, entre outras ações, a de melhorar a qualidade de vida do cidadão buscando soluções para os problemas da segurança pública. Diversas ações são realizadas nos municípios, tais como programas preventivos nas áreas de proteção à mulher, distribuição de cartilhas, segurança de condomínios, assistência a moradores de rua e até práticas de limpezas de praias.
Núcleo de Condomínios
Para envolver os síndicos em ações de segurança local, o Conseg 31 do bairro Coqueiros em Florianópolis, um dos mais antigos Conselhos Comunitários de segurança em atividade de Santa Catarina implantou em 2022 o projeto Núcleo de Condomínios. O engajamento dos síndicos da região colabora com a segurança da cidade e a polícia tem nos gestores um aliado na busca por mais segurança e prevenção ao crime como, por exemplo, problemas de furto de fios de cobre, portas de alumínio e pontas de mangueira de incêndio que afetam edifícios de várias cidades do estado.
Para participar de um Conseg, entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs pelos telefones (48) 3665-8148 e (48) 98843-7036 ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da Agência Catarinense de Notícias