Reunião do IBGE esclarece dúvidas de síndicos

Reunião do IBGE esclarece dúvidas de síndicos

Encontro em Florianópolis destacou a importância dos síndicos para o Censo 2022

Para estreitar a parceria durante a realização do Censo Demográfico 2022, o IBGE convidou síndicos da grande Florianópolis para uma reunião no dia 15 de agosto, na sede do instituto.

A coleta domiciliar de dados teve início no dia 1º de agosto e para o coordenador Estadual das Reuniões do Censo, Tiago Bittencourt, os síndicos são parceiros fundamentais para realização da pesquisa. “A segurança é uma das grandes preocupações do IBGE, desta forma oferecemos diversas opções para identificar os recenseadores que visitarão os condomínios”, diz.

O coordenador explica que os agentes do IBGE podem ser identificados através de um crachá contendo o nome completo, a matrícula e um QR code onde é possível confirmar se aquela pessoa está, de fato, a serviço do Censo. Para isso basta apontar o celular para o CR code para validar as informações. Se o síndico ou porteiro não conseguir usar o celular poderá entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181 ou através do site respondendoibge.com.br.

O responsável pelo acesso do recenseador também poderá solicitar a carteira de identidade para confirmar os dados do crachá. “Com a validação, o morador pode responder tranquilamente a pesquisa porque os dados são sigilosos e não serão usados para outros fins”, diz.

Os síndicos também podem solicitar ao IBGE um cartaz onde constam a foto e as informações do recenseador e fixar na área comum do edifício para facilitar a identificação e colaborar na divulgação da pesquisa.

Segundo Tiago, todas as unidades do condomínio serão recenseadas e uma pessoa maior de 18 anos poderá responder o Censo por todos os moradores daquela residência. “O recenseador não precisa entrar no apartamento. O ideal é que o síndico disponibilize um local adequado como o salão de festas para que os moradores possam responder à pesquisa preservando o sigilo das informações”, explica. Para as pessoas com dificuldade de locomoção a pesquisa poderá ser realizada no apartamento, porém o recenseador só entrará se for convidado pelo morador.

A Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi destacada por alguns moradores para não responder ao questionário, porém o coordenador explica que a lei não desobriga os cidadãos a prestarem informações para fins estatísticos ao IBGE, já que as atividades do instituto possui legislação própria que garante o sigilo dos dados coletados.

Pesquisa nos apartamentos de veraneio

Nas cidades litorâneas, os apartamentos de uso sazonal não serão visitados pelos recenseadores, pois o IBGE adota o critério de domicilio ocupado e de domicilio ocasional. Os proprietários ou ocupantes dos apartamentos de veraneio serão recenseados no local de moradia, na sua cidade de origem.

Parceria

O coordenador destaca a importância dos síndicos para a realização da pesquisa. Para o IBGE, essa parceria é fundamental para o sucesso do Censo. “Sem a colaboração dos síndicos fica muito difícil realizar a pesquisa nos condomínios. O gestor pode dar acesso aos recenseadores, esclarecer os moradores e passar tranquilidade para que todos possam responder o questionário”, diz.

O objetivo do IBGE é que moradores, síndicos, porteiros e zeladores fiquem cientes da importante atividade dos recenseadores, não somente pela obrigatoriedade legal da prestação das informações estatísticas, mas principalmente pela função social dos dados coletados que serão utilizados como parâmetros para desenvolver políticas públicas adequadas e direcionar os investimentos no país.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-06 06:00:25' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-06 06:00:25' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora