Edifício em Balneário Camboriú é base para estudo inédito sobre clima

Edifício em Balneário Camboriú é base para estudo inédito sobre clima

Estação meteorológica instalada no topo do YACHTHOUSE by Pininfarina avalia como a geometria urbana pode interferir nos efeitos climáticos

O YACHTHOUSE by Pininfarina, que possui a mais alta área habitada da América Latina, é base para um estudo inédito sobre o clima. Uma estação meteorológica está instalada no topo da torre 2 do empreendimento para avaliar de que forma a geometria urbana pode interferir nos efeitos climáticos.

“Ninguém havia feito isso ainda em uma altura tão grande. Somente o YACHTHOUSE alcança o patamar para sabermos quais são as condições da atmosfera sobre a cidade”, explica o professor doutor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Cássio Arthur Wollmann. A previsão é que o estudo seja concluído em até dois anos.

Os pesquisadores procuram encontrar as relações entre a forma com que Balneário Camboriú cresce, e suas relações com a distribuição da temperatura do ar, eventos pluviométricos e o conforto térmico humano dos espaços abertos da cidade. A análise visa fazer ainda uma projeção de futuros cenários climáticos mundiais e seus possíveis impactos.

A coleta de dados é realizada com aparelhos alimentados por energia solar. As informações são transmitidas on-line e podem ser conferidas pela equipe em qualquer lugar do mundo. “É um estudo ousado. Em geral, a esta altura, são feitas medições com drones, mas são avaliações pontuais. Como teremos coleta ininterrupta, então diria que é algo inédito”, acrescenta o professor.

A Pasqualotto&GT dá todo o suporte para a manutenção da estação meteorológica no local e para o desenvolvimento da pesquisa. “É uma satisfação poder apoiar um estudo tão essencial. Dados como estes que eles buscam são de suma importância, pois norteiam o desenvolvimento de futuros projetos e auxiliam no aperfeiçoamento de informações sobre as transformações urbanas”, afirma o presidente da construtora Pasqualotto&GT, Alcino Pasqualotto Neto.

O estudo é realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em parceria com as universidades federais de Rondônia (RO), São Paulo (SP) e as internacionais Ruhr-University Bochum, da Alemanha, e a School of Property, Construction and Project Management – Royal Melbourne Institute of Technology, da Austrália.

Fonte: BC notícias

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 06:08:43' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 06:08:43' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora