Monitoramento da pressão da água nas tubulações, instalação de válvulas redutoras de pressão, controle remoto de unidades operacionais, macromedição, setorização, implantação de distritos de medição e controle, substituição de redes e de ramais estão entre as ações permanentes da CASAN para reduzir o rompimentos e controlar as perdas reais de água.
A setorização, com implantação de Distritos de Medição e Controle, é uma das estratégias adotadas pela Companhia para fazer com que as cidades sejam organizadas em regiões, permitindo o fechamento mais rápido das redes para realização de um conserto.
Em Florianópolis, essa ação já foi implementada em bairros do Norte da Ilha, no Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Estão em andamento estudos para setorizar os bairros Santa Mônica e Córrego Grande, além das regiões Central e Continental.
Também na Capital a CASAN possui em andamento contrato no valor de aproximadamente R$ 300 mil, com empresa especializada, para elaboração de projetos de controle e redução de perdas totais de água.
A CASAN atua ainda no levantamento de vazamentos ocultos, que não afloram à superfície e são de difícil localização, prejudicando a pressão da água nas redes de distribuição. Para este serviço são utilizados métodos acústicos com haste de escuta e Geofone eletrônico. As capacitações de equipes são constantes na Companhia.
Além disso, em Florianópolis, mais de 500 quilômetros de redes de distribuição e adutoras já foram percorridos nos últimos dois anos por empresa especializada e contratada para esse serviço, contemplando bairros como Santo Antonio, Cacupé, Monte Verde, João Paulo, Itacorubi e Santa Monica. Mais de 120 vazamentos ocultos foram localizados e consertados.
A Companhia atua também com a instalação de válvulas redutoras de pressão em pontos estratégicos de Florianópolis, e mantém como constante a ação preventiva de substituição de redes e ramais (materiais antigos, redes de ferro, diâmetros não mais comercializados).
“Os vazamentos são grandes desafios de todas as empresas de saneamento, e lidamos com eles diariamente. Atacamos com agilidade nos consertos, mas também trabalhamos com planejamento, para prevenir e controlar os rompimentos”, informa o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Horstmann.