Condomínios voltam a sofrer conflitos pelo aumento dos casos de Covid

Condomínios voltam a sofrer conflitos pelo aumento dos casos de Covid

O período das férias escolares no verão já costuma trazer desafios a mais para quem vive e também para quem faz a gestão dos condomínios: mais pessoas circulam pelas áreas comuns de lazer, o barulho aumenta e alguns conflitos ocorrem.

Mas esse ano, com o grande aumento das contaminações por Covid e também por gripe, após as festas de fim de ano e com a chegada da variante Ômicron, o cenário de conflitos cresceu.

“Como síndico, senti a falta de um decreto para exigir a volta do uso de máscaras em áreas livres. Recorremos ao bom senso dos moradores e pedimos que voltassem a usar a proteção. Já com os funcionários mantivemos todas as restrições”, relata o síndico Danilo Jorge Ferreira Siqueira.

Segundo o gerente geral de condomínios da Administradora APSA, Edgar Poschetzky, os síndicos em geral voltaram a pedir o uso da máscara em todos os ambientes de uso comum, o distanciamento de 1,5, e sobretudo na piscina, onde as pessoas ficam sem máscara, e o uso constante de álcool gel, e alguns moradores resistiram, mas em geral as recomendações estão sendo seguidas.

“Sempre há pessoas que tentam circular sem máscara, algumas porque já se contaminaram, e acham que não terão reinfecção, outros porque acham que as crianças não transmitem, por ter carga viral mais baixa, enfim, há até mesmo pessoas que descem com filhos positivados, porque acham que não estão mais transmitindo quando a febre passa. Os síndicos estão pedindo cuidados básicos. O momento pede cautela, bom senso e responsabilidade coletiva, pois se para um a Covid é leve, para outros, mesmo vacinados, como idosos e obesos e pessoas do grupo de risco, pode não ser. Estão, os síndicos podem até voltar a usar a multa como meio de inibir tentativas de burlar regras nos espaços fechados. Infelizmente algumas pessoas somente mudam o comportamento quando sofrem impacto no bolso”, diz.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 09:51:47' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 09:51:47' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora