Conheça algumas regras básicas para quem deseja viver em condomínio

Conheça algumas regras básicas para quem deseja viver em condomínio

Apesar de mais seguro, viver em condomínio exige adaptação com algumas regras

Viver nas casas em condomínio tem se tornado uma opção cada dia mais interessante para quem busca mais segurança. É possível saber quem entra no local, geralmente com a presença de um porteiro, e sair de sua casa com a certeza de que está protegida.

A alternativa foi cogitada ainda mais por famílias com filhos, pois, estes contam com o parquinho e outros serviços para se divertirem sem riscos. Além das casas, os apartamentos também estiveram entre as preferências.

De qualquer forma, viver em condomínio é diferente de ter uma casa situada na rua. São várias pessoas convivendo no mesmo local, por isso, é importante prestar atenção às regras e evitar problemas.

Conheça agora algumas regras básicas para morar em condomínio tranquilamente:

Ajudar a manter o condomínio seguro

Por mais que o condomínio conte com segurança particular e porteiro, é responsabilidade do morador ajudar a manter o espaço seguro. Assim, sempre feche o portão principal ao sair, seja o de carros ou o de pessoas.

Vai receber visitas? Informe ao porteiro e peça que as pessoas se identifiquem, mesmo que cheguem em um momento no qual o portão já estava aberto.

Conhecer quem é o síndico

O síndico pode ajudar a entender as principais regras do condomínio e é aquele a quem você deve recorrer em caso de dúvidas ou problemas. Assim, é importante conhecê-lo e ver o que tem feito pelo local.

Cuidar com o barulho

O barulho é uma das principais causas de conflitos entre vizinhos nos condomínios. Sejam apartamentos ou casas, por estarem mais próximos, é possível ouvir mais facilmente o que acontece na residência ao lado.

Por isso, será necessário tomar cuidado com o barulho. Atente-se para regras como o horário do silêncio (normalmente é proibido bagunça e sons altos entre 22h e 8h do dia seguinte). Inclusive, a regra se estende para os animais de estimação, então, pode ser mais indicado mantê-los dentro de casa e perto de você.

Dentro do horário permitido, é válido ter bom senso. Evite gritarias e conversas com voz elevada, TV muito alta e outras situações que possam incomodar o vizinho mais próximo.

Tratar bem todos os funcionários

Esta nem deveria ser uma regra, mas uma obrigação em qualquer situação. Você deve tratar com respeito todos os funcionários que trabalham no condomínio. Desde o porteiro até o grupo responsável por reformas e limpeza.

Participar das reuniões

As reuniões do condomínio ajudam a conhecer seus vizinhos e entender o que mais incomoda no local, além de ser um ótimo espaço para trocar ideias e dar sugestões. Procure sempre participar das reuniões, ou, se não puder, se informar por meio de ata sobre o que foi discutido.

Cuidar com os animais de estimação

Quem opta por terreno em condomínio à venda sabe que poderá construir sua própria casa e já estuda a ideia de ter um bichinho de estimação. No entanto, mesmo quando se fala das casas, é preciso ter muito cuidado em relação aos animais.

Latidos, uivos e miados podem incomodar os vizinhos, por isso, é indicado não deixar o companheiro de quatro patas muito tempo sozinho.
Além disso, ofereça entretenimento para ele, de forma que se distraia e não faça tanto barulho. Durante a noite, pode ser recomendado manter o pet dentro da casa, em um espaço no qual se sinta bem e descanse.

Saiba o horário e dias de mudança

Alguns condomínios têm regras para horário e dias de mudanças. Se você está se mudando, se informe sobre isso. Por mais que seja algo rápido, como a entrega de algum móvel, pode fazer barulho e perturbar outros moradores.

Normalmente, nos domingos pode não ser permitido fazer mudança. Assim como muito a noite, após as 20h.

Use corretamente as áreas comuns

As áreas comuns estão disponíveis para todos os moradores, mas devem ser utilizadas corretamente. Contam com horário específico e, no caso de locais com piscina, é informado o dia de limpeza.

Mesmo no caso de salão de festas ou churrasqueiras, por mais que sua festa vá incluir pessoas de fora, respeite o uso do espaço. Quebrou algo? Informe imediatamente ao síndico.

Atenção aos horários para reformas e uso de aparelhos barulhentos

Devido à proximidade das casas e apartamentos, condomínios contam com horários e dias específicos para fazer reformas ou usar aparelhos muito barulhentos. O ideal é evitar o secador antes das 8h ou após as 22h, assim como o aspirador de pó.

No caso das reformas, além de algo mais complexo, que precise quebrar paredes, também estão inclusos pregar ou furar paredes. Muito cuidado para não perturbar algum vizinho. Nos sábados, os condomínios podem mudar o horário do silêncio, não permitindo barulho após as 18h.

Descarte seu lixo corretamente

A maioria dos condomínios trabalha com a separação de lixo, então, procure separar o orgânico dos recicláveis. Além disso, faça o descarte correto, levando até as lixeiras, que podem estar localizadas na entrada ou fora do condomínio. Feche muito bem os sacos, para evitar vazamentos e o mau-cheiro.

Use o elevador do jeito certo

O prédio conta com elevador? Use do jeito certo, sem prejudicar os outros moradores. Primeiro, não segure o elevador no seu andar. Se alguém do apartamento se atrasou, desça antes ou espere o próximo.

Há elevador de serviço, além do tradicional? Móveis, compras e até mesmo animais de estimação devem ser transportados pelo elevador de serviços, para liberar espaço no elevador social.

Respeite sua vaga de garagem

Caso possua veículo, procure estacionar seu carro na sua vaga de garagem e não a utilize com outros fins, como o de depósito. Tem mais de um automóvel? Converse com o síndico sobre alugar uma vaga de outro morador que não está sendo utilizada. Você não usa sua vaga? Considere alugar para um vizinho que esteja precisando, mas sempre com a autorização do síndico.

Acompanhe as crianças nas áreas comuns

As crianças não devem ficar sozinhas andando pelo condomínio, com exceção do playground. Ainda assim, o recomendado é ter ao menos um adulto por perto, observando o que está acontecendo. É válido também orientar crianças e adolescentes sobre as regras do local, para evitar bagunça nos horários errados.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-11-28 10:57:47' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-11-28 10:57:47' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora