Soluções para reduzir o consumo de eletricidade no condomínio

Imagem: Pixabay Imagem: Pixabay

Devido ao período de crises pelo qual estamos passando, as altas na conta de luz são constantes. Se consumidores domésticos já sofrem bastante com o problema, estruturas de grande porte como um condomínio vêem um impacto ainda mais exorbitante nos valores a serem pagos.

Com a grande quantidade de aparelhos e sistemas elétricos que fazem parte de seu funcionamento básico, um condomínio pode ver a conta de luz subir em milhares de reais por mês. Para o síndico e os demais condôminos, medidas de contenção de custos se tornam mais do que necessárias. Felizmente, a tecnologia é aliada nessa tarefa.

Conversamos com vários síndicos e administradores de condomínios para entendermos quais são as principais medidas de redução de custos a serem tomadas no momento. Existem soluções criativas e tecnológicas capazes de fazer com que os impactos da crise hídrica pela qual passamos não sejam sentidas de maneira tão forte no bolso dos condôminos.

1. Atualize o sistema de iluminação

Quanto maior o condomínio, maior a necessidade de lâmpadas nas áreas comuns. Por isso, a redução de consumo passa pela atualização do sistema de iluminação.

Muitos condomínios ainda possuem as antigas lâmpadas incandescentes, de altíssimo consumo. Trocá-las em todos os lugares pelas de LED reduz os custos com iluminação em até 70%.

Outra excelente possibilidade é a instalação de sensores de movimento conectados aos interruptores, permitindo que as luzes das áreas comuns se acendam apenas quando há alguém por perto.

2. Invista em produtos modernos

O síndico atento às novidades e inovações tecnológicas pode, junto com os condôminos, transformar o condomínio através da modernidade.

Catracas e portões inteligentes, lâmpadas conectadas via WiFi a um sistema maior, portas e câmeras modernas são exemplos de produtos lançados recentemente que têm consumo menor do que seus exemplares mais antigos, além de oferecerem outros tipos de benefícios tecnológicos.

De acordo com o portal de análise de produtos Monedero Smart, o mesmo também vale para os eletrodomésticos, presentes em áreas como salões de festas e de jogos. Modelos mais modernos conseguem resultar em economia de eletricidade até 50% em relação aos mais antigos.

3. Faça a manutenção da rede elétrica

Quando a rede elétrica de um condomínio não está com a manutenção em dia, pode haver pontos de fuga de eletricidade. Mesmo com esforço para economizar e reduzir custos, tal problema faz com que os resultados nunca sejam notados na conta.

Há empresas que oferecem o serviço de manutenção preditiva e que fazem com que os riscos de fuga de corrente elétrica desapareçam. Dessa forma, você tem a garantia de que não está pagando por eletricidade que ninguém consome.

4. Reduza o horário de funcionamento das áreas de lazer

Infelizmente, síndicos precisam tomar algumas medidas duras eventualmente. Muitos condôminos estão empolgados para se divertirem nas áreas de lazer dos condomínios, como piscinas e salões de jogos, com a redução de casos da pandemia de coronavírus e o avanço da vacinação, mas a crise hídrica e elétrica é mais uma barreira.

Reduzir o horário de funcionamento de áreas como as de piscinas, churrasqueiras e salões de festas e de jogos para apenas o dia, quando não há necessidade de lâmpadas acesas ou sistemas de aquecimento, também pode ter efeitos muito claros na conta de luz.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-11-28 12:19:21' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-11-28 12:19:21' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora