Amigos arrumam um jeito para fortalecer vínculos em meio à pandemia

Amigos arrumam um jeito para fortalecer vínculos em meio à pandemia

Psicólogos afirmam que situações-limites nos fazem reavaliar vínculos sociais. Seja para incluir, fortalecer ou romper relações.

No último ano, você se distanciou ou se aproximou dos amigos?

Maria Verônica Santos e Maria Angélica das Mercês deram um jeito de continuar compartilhando a vida, mesmo sem sair de casa. As duas são vizinhas na cidade de Sarzedo, na região metropolitana de BH.

Muito próximas, as duas senhoras são comadres cinco vezes. Elas decidiram manter a distância desde que a pandemia começou. Mas, Maria Angélica revela como elas inventaram uma forma diferente de manter o contato.

"Antes a gente ficava sempre na loja dela, sentadas do lado de fora, batendo papo. Começou a pandemia, a gente não pode ficar junta. Ela abriu a janelinha ali no muro. Nós colocamos um arame lá, um ganchinho. Quando eu quero dar as coisas para ela eu penduro no ganchinho e passo para o lado de lá, quando ela faz um churrasco, ela me dá um pratinho... É assim. Amizade de 46 anos".

E pra quem não mora perto, a janela teve que ser virtual. Desde março do ano passado, Anselmo Lima e três amigos fazem videochamadas, religiosamente às sextas-feiras, para bater papo e curtir uma boa cerveja. Anselmo, Renan, Marcelo e Elton trabalham em um museu de Brumadinho, na Grande BH. Mas a rotina de trabalho mudou muito na pandemia, e eles já não se encontram mais presencialmente.

Anselmo conta que boa parte do tempo das reuniões online são de muita risada. Mas, quando o assunto é sério, a união também é forte.

"O pai do Marcelo ficou internado durante um tempo e aí a gente teve um outro encontro que foi quando ele revelou que ele tinha ganhado alta do hospital. Foi como se todo mundo tivesse um pai que tivesse no hospital. Então, foi um dia de muita festa e de alívio para todo mundo".

Enquanto uns fortaleceram as amizades, outros cortam vínculos. O analista de marketing, Felipe Linhares, de Belo Horizonte, contou que deixou de conversar com aproximadamente 20 amigos e parentes com quem convivia. Ele tem asma e respeitou as regras de distanciamento com rigor. Felipe diz que ficou revoltado ao ver essas pessoas, nas redes sociais, promovendo aglomerações.

Em meio a uma pandemia que hoje a gente já tem mais de 500 mil mortos no Brasil, se você tá perto de pessoas que não acreditam nisso, negam isso, zombam disso, eu acredito que é o tipo de pessoa que não vale a pena ter ao seu redor. A minha opção por me afastar foi por esses motivos: o medo do vírus e a incompatibilidade de comportamentos, de princípios, talvez.

"Em média as pessoas têm até 15 amigos próximos, a quem dedicamos 60 por cento dos nossos esforços sociais. É o que apontou o mais recente estudo do zoólogo, antropólogo e psicólogo britânico, Robin Dunbar, da Universidade Oxford, que foi publicado neste ano".

O professor do Departamento de Psicologia da UFMG, Paulo Evangelista, ressalta que, situações limite, como a pandemia, por exemplo, nos fazem redefinir nossos círculos sociais.

"São momentos em que podem ficar mais claros, para algumas pessoas, pelo menos, quais são os seus princípios de vida, princípios existenciais".

Mas essas não são as únicas coisas que levamos em conta na hora de escolher quem fica por perto. Como destaca o psicoterapeuta, professor da PUC São Paulo, Ari Rehfeld.

"Você pode ser absolutamente honesto com o outro, você sabe que ele te compreende, eventualmente, te perdoa. E sem um interesse específico, alguma coisa que você queira obter imediatamente. A amizade verdadeira é um guia da alma. Você se sente reconhecido, avalizado pelo outro".


Fonte: CBN

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-07-31 02:37:07' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-07-31 02:37:07' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora