Edifício de oito pavimentos é construído em apenas 100 dias em SC

Edifício de oito pavimentos é construído em apenas 100 dias em SC

O Edifício Level, um prédio corporativo de oito pavimentos construído na região central de Tubarão, em Santa Catarina, levou apenas 100 dias para ficar pronto, sendo 20 deles dedicados exclusivamente à acoplagem no local. Isso porque foi utilizado o método construtivo off-site, ou seja, feito em fábrica.

Por suas dimensões e prazos, o edifício off-site está sendo considerado um marco na construção civil brasileira. “É o maior edifício de construção off-site volumétrica da América Latina”, comemora Ricardo Mateus, CEO e fundador da Construtech Brasil ao Cubo, realizadora da obra.

Para se ter ideia do que significa uma obra feita fora do canteiro, toda a parte hidráulica, elétrica, os banheiros, as cerâmicas chegam prontos ao local. “Um tempo recorde sem precedentes na construção civil brasileira”, diz Mateus. Ele afirma que há uma carência no mercado por soluções construtivas ágeis que atendam construções no setor de edifícios de múltiplos pavimentos.

“As obras convencionais, normalmente, se estendem além do prazo estipulado, não respeitam orçamento e causam grande impacto ambiental durante a execução. Já uma obra feita em fábrica (off-site) permite controlar melhor a qualidade, reduzir expressivamente prazos, seguir um orçamento assertivo, minimizar desperdícios, diminuir o uso de água na construção e gerar menos resíduos.”

Para o projeto arquitetônico do Edifício Level, a startup convidou o escritório ATO9 do qual foi parceira na construção do showroom de vendas do Floripa Airport. Foram necessários 55 dias para montar quatro módulos metálicos de 3,20mx12m cada um, no chão da fábrica, e levar até o local do aeroporto, em Florianópolis, com todos os acabamentos externos e internos, incluído o mobiliário.

“Essa foi a nossa primeira experiência com a arquitetura pré-fabricada, sempre gostei muito e procuro desenvolver projetos de forma mais industrializada, menos artesanal”, diz o arquiteto Ronaldo Martins, sócio do ATO9.

Equipe multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar e integrada foi fundamental para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, coordenado por Martins. “Desde o início as equipes lançaram, numa plataforma BIM, os projetos de estrutura metálica, hidrossanitário, climatização, elétrico, além do projeto de produção”, explica o arquiteto, atual presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura regional Santa Catarina (AsBEA/SC).

Fototubaro

Com cerca de 3.300 m² de área construída, distribuídos entre oito pavimentos, o Edifício Level se destaca também pela aplicação de itens sustentáveis como painéis fotovoltaicos nas fachadas e cisternas para o armazenamento da água de chuva. Além disso ainda há sistema de ventilação cruzada, possibilitada pelo grande átrio que abrange todos os oito pavimentos, e brises modulares que reduzem a incidência solar, garantindo assim o conforto térmico e diminuindo a necessidade de uso do sistema de ar-condicionado. O tamanho dos módulos é determinado pelo limite do transporte na carreta, por isso a medida é de 3,50mx15m cada.

Fonte: Archdaily

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-10-18 09:42:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-10-18 09:42:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora