Como ter um terraço verde no condomínio

Como ter um terraço verde no condomínio

O terraço verde, também chamado de telhado verde ou cobertura verde, é um sistema em que se utiliza uma cobertura vegetal sobre lajes ou telhados convencionais. Tem se tornado uma tendência em condomínios por trazer vantagens como a diminuição das emissões de carbono e a redução dos efeitos das bolhas de calor na cidade.

Por que adotar?

Terraços verdes em condomínio auxiliam na drenagem urbana. Podem absorver até 40% da água da chuva e evitar acúmulos de grandes volumes nas redes pluviais. Eles deixam a edificação mais bonita, absorvem o calor e funcionam como ótimos isolantes térmicos e acústicos. Coberturas verdes também criam um microclima no entorno do edifício, o que purifica atmosfera e, consequentemente, a qualidade de vida dos condôminos. Além disso, esse tipo de instalação é um fator a mais para a obtenção de certificações ambientais Green Buildings para o condomínio.

Como instalar

É fundamental contar com uma equipe de especialistas em arquitetura e paisagismo. Aqui vão algumas recomendações fundamentais que não podem faltar para a construção de um telhado verde para seu condomínio:

NIVELAMENTO E INCLINAÇÃO

Caso seja construído em laje, seu nivelamento deve ter inclinação de 1,5% para escoamento da água em direção aos ralos.

IMPERMEABILIZAÇÃO

Deve-se usar lona asfáltica ou manta impermeabilizante para que não ocorram infiltrações na edificação.

ESCOAMENTO

É importante utilizar estrutura alveolar resistente para facilitar o escoamento na água. Isso evita a formação de valas e evita a retirada do substrato.

FILTRO

Aplica-se uma camada de geotêxtil, conhecido como manta de Bidim, um material que funciona como filtro. Impede que a terra e sujeiras ultrapassem essa camada.

SUBSTRATO

Sobre o filtro deve-se aplicar uma camada de 10 cm de substrato, como terra adumada, por exemplo.

PLANTIO

A última fase trata da escolha das espécies e seu plantio. Procure utilizar plantas pequenas e nativas, já que requerem menos manutenção. No entanto, tudo depende de cada projeto e de uma boa conversa com o paisagista para que seu condomínio tenha o melhor terraço verde esperado.

Fonte: Graiche

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-03-08 09:06:53' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-03-08 09:06:53' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora