Cartórios em SC devem registrar atas de assembleias virtuais

  • 18/Fevereiro/2021 - Redação CondominioSC
Sede do Secovi SC, em Balneário Camboriú Sede do Secovi SC, em Balneário Camboriú

Secovi SC tem retorno positivo junto a Corregedoria Geral da Justiça quanto ao registro de atas das assembleiais virtuais

O SECOVI-SC informa que, em face de seu pedido de providências, a Corregedoria Geral da Justiça do Foro Extrajudicial do TJSC emitiu a Circular n. 20, na qual, em razão da continuidade da pandemia prorroga os efeitos da Lei n 14 010/2020, principalmente o seu artigo 12, viabilizando a realização das assembleias virtuais e o respectivo registro nos Cartórios de Títulos e Documentos.

Segundo o Parecer do Juiz-Corregedor, decisão que forneceu elementos e fundamentos à Circular, “levando em consideração a continuidade da pandemia (...) entende-se no âmbito desta Corregedoria-Geral da Justiça como prorrogada a sua vigência, a fim de viabilizar a realização das assembleias, priorizando a segurança e a saúde da população”.

Ao final, o magistrado concluiu com um importante esclarecimento: “não há impedimento para que as assembleias virtuais continuem sendo realizadas e posteriormente, os documentos sejam enviados eletronicamente pela Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registros Civis de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, desde que respeitados os requisitos exigidos para modalidade presencial”. Ou seja, nada impede a realização das assembleias condominiais virtuais, tampouco o registro da respectiva ata.

Todavia, deve-se observar as regras de convocação, participação, manifestação dos condôminos e demais atos inerentes as assembleias presenciais.

A Circular vale para todos os Cartórios de Títulos e Documentos do Estado de Santa Catarina. O Parecer e a Circular estão à disposição no site do Secovi/SC para consultas.

Acesse os documentos:

Circular n° 20 da Corregedoria Geral da Justiça

Parecer das assembleias virtuais SEI TJSC

Decisão da Corregedoria Geral da Justiça

Fonte: Assessoria Jurídica - Secovi SC

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 09:49:10' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 09:49:10' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora