Como grupos de WhatsApp podem ser aliados dos condomínios na pandemia

Como grupos de WhatsApp podem ser aliados dos condomínios na pandemia

 

No clássico filme Minha Mãe é uma Peça, a reunião de condomínio é um prato cheio para dona Hermínia, criada e interpretada pelo ator e comediante Paulo Gustavo, fazer a maior confusão com todos os moradores, deixando até a síndica com o cabelo em pé. A cena arranca gargalhadas do público pela situação inusitada. Longe da ficção, as assembleias de condomínio precisam ser as mais democráticas, respeitosas e eficientes possível, bem diferente da situação de um filme.

Neste período de isolamento social, as tecnologias têm se revelado grandes aliadas para facilitar a comunicação entre condôminos. Um dos casos é o da síndica Raquel Bettoi, 76 anos, que convocou assembleia online com moradores de 126 apartamentos em São Paulo, segundo informações do UOL.

Uma boa dica para quem quer facilitar a comunicação com os moradores neste período são os grupos de WhatsApp, mas é preciso tomar alguns cuidados para a ferramenta não se tornar um problema. Confira!

Converse com os moradores sobre o grupo

O primeiro passo é propor a ação para os moradores e inserir no grupo apenas as pessoas que autorizarem. Caso a maioria dos condôminos não concordarem com a ação, o grupo não deverá ser criado.

Mantenha outras mídias

O redator especializado em eletrônicos do GUIA55, Ricardo Fernández, chama a atenção para que o grupo de WhatsApp não seja o único meio de enviar informações. “Como estamos muito adeptos com a facilidade e rapidez das tecnologias, é fácil pensar que publicando uma informação no grupo é suficiente. Mas nem todos acessam o WhatsApp com frequência e muita informação pode se perder, por isso recados importantes devem continuar em mídias físicas como cartazes e em outras plataformas eletrônicas como e-mail”, recomenda.

Defina regras para o grupo

Precisa estar muito claro que o grupo existe, especificamente, para tratar de assuntos referentes ao condomínio. O criador do grupo deve frisar esta regra para evitar discussões sobre assuntos como política e religião, que podem desencadear brigas, acabar com a harmonia do grupo e desviar o foco da ação.

Além disso, frases de bom dia, figurinhas, vídeos, compartilhamento de memes e links que não tenham a ver com assuntos de interesse dos moradores devem ser proibidos, evitando que seja perdida a atenção de assuntos importantes aos condôminos. Lembre-se que cada novo integrante adicionado ao grupo deve ser informado das regras.

Respeito e cordialidade

Sempre que algum morador quiser chamar a atenção de alguém ou denunciar algo, deve ser orientado a fazer em uma conversa privada. Isso evita o constrangimento de expor o denunciado para outras pessoas.

Além disso, deve estar claro que nenhuma forma de desrespeito ou preconceito de qualquer natureza será tolerado, estando a pessoa passível de ter que responder na justiça pelo crime.

Cuidado com as fake News

Mesmo que a intenção seja boa, os moradores devem ser orientados a jamais compartilhar notícias de interesse de todos sem checar a veracidade da fonte. Isso evita que o grupo se torne um disseminador de boatos.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-10-29 22:51:51' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-10-29 22:51:51' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora