Síndicos e moradores dos bairros Trindade, Saco dos Limões e Daniela, em Florianópolis, realizaram um protesto contra a mudança na demarcação de terrenos de Marinha.
A manifestação aconteceu no dia 13 de abril, na rua Lauro Linhares, no bairro Trindade. O grupo distribuiu panfletos aos motoristas e pedestres que passavam pelo bairro na tentativa de envolver a população no assunto que pode impactar a vida de milhares de catarinenses.
A diretora da Associação de Moradores do Bairro Trindade (AMBATRI) Ana Cláudia Caldas conta que através de uma audiência pública realizada em 2015 na Assembleia Legislativa de SC descobriu que diversos imóveis do bairro Trindade, entre estes muitos condomínios, também seriam atingidos pela demarcação. “Como os mapas e processos administrativos ainda não haviam sidos divulgados pela SPU tínhamos esperanças de não estarmos demarcados. Mas após a divulgação iniciamos o mapeamento das áreas atingidas especificando casas e propriedades atingidas”.
Com a demarcação, a estimativa é que ao menos 2,5 mil famílias sejam afetadas no bairro Trindade, que pode atingir 26 condomínios e 99 lotes. Os moradores protestaram contra as incertezas sobre o que pode acontecer com seus imóveis, já que áreas que não eram da União podem mudar de posse.