Aresc lança Aplicativo para comunicar vazamentos em vias públicas

Aresc lança Aplicativo para comunicar vazamentos em vias públicas

Devido às altas perdas do sistema de água e vazamento de esgoto em vias públicas, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC desenvolveu um Aplicativo que possibilitará o auxilio da população na fiscalização em redes primárias.

O App foi lançado no último dia 26/09, na sede da Aresc pela diretoria colegiada da Aresc, presidida pelo Presidente, Reno Luiz Caramori. O evento contou com representantes da Casan, Semasa Lages, Emasa de Itajaí, prefeitura de Florianópolis, Ciasc, vereador de Antônio Carlos, Felipe Schimitz e Vereador de Criciúma, Júlio Kaminski.

Em um primeiro momento, o App Aresc estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes, e Criciúma, estes atendidos pela Casan.  A intenção é que os municípios de Lages, Itajaí e Balneário Camboriú recebam a funcionalidade até o final de outubro.

Com interface simples de navegação, as pessoas poderão utilizar a ferramenta para comunicar vazamentos de água e de esgoto em vias públicas através de procedimento simples e ágil. Além de ser um app que visa também à contribuição para os recursos hídricos, como o desperdício de água, diminuição de custos operacionais e, consequentemente, das tarifas.

Como funciona

Uma vez instalado o App Aresc, já é possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, e selecionar o tipo de ocorrência - vazamento de água ou de esgoto. Por fim, é necessário enviar fotos do vazamento. Feito o envio, a ocorrência passa pela central da Ouvidoria da Aresc e diretamente para a Casan.

O aplicativo já está disponível gratuitamente para celulares que usam o sistema operacional Android e iOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads.

 

Materia originalmente publicada em: ARESC

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 00:10:09' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 00:10:09' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora