Alternativas simples geram economia aos condomínios

Alternativas simples geram economia aos condomínios Alternativas simples geram economia aos condomínios

 

Atitudes como reaproveitar a água da chuva são fundamentais para diminuir as despesas das áreas comuns.

O boom imobiliário fez com que os brasileiros mudassem o seu perfil de moradia. As casas deram lugar aos apartamentos, o que obrigou as pessoas a se adaptarem a uma nova forma de morar. Uma das mudanças mais significativas é a divisão das despesas de água, luz e manutenção das áreas comuns. Para José Mauro Couto, diretor de Marketing de uma construtora de Sorocaba (SP), é importante escolher um imóvel que ofereça alternativas de economia.

"O uso de placas fotovoltaicas, que transformam a luz solar em energia elétrica, é uma ótima solução, já que temos uma excelente incidência de luz solar em quase todos os dias do ano. Isso reverte em benefício ao condomínio, mas existem outras pequenas ações que podem aumentar esse potencial", enfatiza Mauro.

A escolha de um condomínio que ofereça mecanismos como este é essencial, mas a economia de cada morador e dos prestadores de serviço também é imprescindível na hora do rateio das despesas. Confira algumas alternativas econômicas e faça a sua parte:


-Em dias chuvosos, tarefas como regar o gramado são dispensáveis. Sistemas de captação também ajudam na economia, já que a água armazenada pode ser reutilizada posteriormente.

-Manter as torneiras e encanamentos em dia é fundamental. Uma única torneira pingando significa 46 litros de água escorrendo diretamente para o ralo.

-Escolher lâmpadas que consumam menos energia diminui a conta. Menos gastos, mais dinheiro no bolso! As lâmpadas de LED atualmente são as mais indicadas.

-Abuse da iluminação natural. Acender as luzes só quando necessário. A ventilação natural também pode ser explorada tanto nas áreas comuns como nas residências.

-Separar vidro, papel, plástico e metal, além de promover geração de renda, aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Sem esquecer que o descarte de pilhas e baterias deve ser feito corretamente, ou seja, em postos de coleta que destinam os resíduos para centros de triagem até chegar ao fabricante.

-Descartar o óleo de cozinha na pia pode prejudicar a rede de esgoto, além de poluir os rios. Armazene em uma garrafa pet e doe.

-Abrir a geladeira muitas vezes consome mais energia. Retire os alimentos em grupos e a economia está garantida.

-Leve sua própria sacola na quitanda ou reutilize a sacolinha do supermercado para recolher os dejetos do seu animal de estimação. Preservar o planeta é dever de todos!

Matéria originalmente publicada em: G1

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 23:14:04' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 23:14:04' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora