Secovi/SC divulga resultados apresentados pelo mercado imobiliário em 2015

Secovi/SC divulga resultados apresentados pelo mercado imobiliário em 2015

 

O Secovi/SC lançou recentemente o Cenário do Mercado Imobiliário: Anuário de 2015, que apresenta a análise do valor médio do m² por área útil dos imóveis novos e usados ofertados para venda em 2015. A análise foi feita em imóveis das cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Lages e Rio do Sul.

Por meio da pesquisa, observou-se que em média, a variação anual das cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Lages e Rio do Sul apresentaram valorização no ano de 2015, enquanto a cidade de Itajaí apresentou uma leve queda nos valores do m² por área útil ofertado.
Realizando um comparativo entre os resultados das cidades pesquisadas com a taxa da inflação de 2015, a cidade de Lages apresentou uma variação acima da taxa do IPCA que foi de 10,7% no ano de 2015.

Balneário Camboriú – Apresentou valorização, principalmente no primeiro semestre.
A cidade de Balneário Camboriú, no primeiro semestre de 2015 teve uma valorização de 7,2% no valor médio do m² por área útil ofertado. Ganhando destaque nesse período, os apartamentos com quatro quartos que em junho de 2015 teve um aumento de 8,4% com relação ao mês de janeiro do mesmo ano.
Já no segundo semestre de 2015, o mercado manteve uma estabilidade nos valores ofertados, havendo uma variação de 0,7% de valorização no valor médio ofertado no semestre.

Itajaí – Apresentou desvalorização no início de 2015, mas recuperou no 2º semestre.
O munícipio de Itajaí iniciou o ano de 2015 com uma desvalorização no mercado imobiliário, sendo que no primeiro semestre apresentou uma queda de 7,4% no valor do m² por área útil dos imóveis ofertados. O tipo de imóvel que teve maior desvalorização nesse período foram os apartamentos com quatro dormitórios, com uma queda de 16,2% no mês de junho, com relação ao mês de janeiro do mesmo ano. Mas no segundo semestre o mercado apresentou uma recuperação de 5,9% no valor do m² por área útil ofertado.
Durante o ano de 2015, a taxa média de variação apresentada foi de 0,80% negativo, onde no decorrer do ano os imóveis sofreram uma variação positiva e negativa nos preços ofertados. Os imóveis que destacaram pela valorização e desvalorização foram os apartamentos com três dormitórios que valorizaram 6,3% e os apartamentos com quatro dormitórios que tiveram queda de 12,7% no valor do m² por área útil em 2015.

Itapema – Obteve leve valorização e estabilidade em 2015.
A cidade de Itapema encerrou o primeiro semestre de 2015 com uma valorização de 1,3% no valor do m² por área útil, sendo que dos imóveis estudados, apenas os apartamentos com dois dormitórios apresentaram queda no valor ofertado, chegando a 2,8%. No segundo semestre o mercado apresentou uma estabilidade nos valores ofertados, com variação de 0,8% de valorização. Destaque para os apartamentos com quatro dormitórios, por apresentarem uma valorização de 2,3% no mês de dezembro, comparado ao mês de julho.

Lages – Valorização em todos os tipos de imóveis
Em 2015 o município de Lages apresentou uma valorização média de 11% no valor médio do m² por área útil dos imóveis. Os apartamentos foram os imóveis que apresentaram maior taxa de variação entre as categorias analisadas, com uma valorização média anual de 13,4%. Os apartamentos com três dormitórios apresentaram um aumento de 22,2% comparando os meses de janeiro e dezembro de 2015. Já as casas de alvenaria apresentaram valorização de 12,7% no valor médio do m², sendo que as casas com quatro dormitórios tiveram destaque por obter um crescimento de 15% no valor médio do m². Os terrenos também se destacaram, apresentando uma variação de 6,9% de aumento no valor do m².

Rio do sul – Valorização, principalmente na categoria “apartamentos”
Na cidade de Rio do Sul, o mercado imobiliário em 2015 apresentou uma valorização de 5,8% no valor médio do m² por área útil. Os apartamentos apresentaram maior variação entre as categorias pesquisadas, com uma valorização média anual de 9,9%. Os apartamentos com três quartos tiveram um aumento de 10,4% entre janeiro e dezembro de 2015. Já as casas de alvenaria apresentaram uma taxa média de valorização de 6,2% no valor do m² por área útil. As casas de alvenaria apresentaram uma taxa média de variação de 6,2% de valorização no valor médio do m² por área útil no período da análise.
Os dados utilizados neste estudo foram coletados das ofertas anunciadas nos sites das imobiliárias localizadas na região das cidades pesquisadas, analisados pelo departamento de pesquisa do sindicato e auditados pelo instituto de pesquisa Datacenso, sob responsabilidade técnica do Prof. Dr. Cláudio Shimoyama, economista CORECON nº. 3313.
Para ter acesso aos resultados detalhados da pesquisa, acesse: wwww.secovi-sc.com.br/pesquisas.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 11:06:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 11:06:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora