Arquitetos e Engenheiros assinam Acordo para ampliar o poder de fiscalização

O objetivo é ampliar o poder de fiscalização e atuação conjunta em prol da construção de espaços públicos e privados mais seguros e eficientes.
Presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, e o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier. Presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, e o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier.

Os conselheiros e executivos do CAU/SC e CREA-SC se reuniram na sexta-feira (23/10) para discutir a atuação profissional dos arquitetos e urbanistas e engenheiros em Santa Catarina. O grande marco do I Seminário de Integração Interprofissional foi a elaboração de uma Carta de Intenções e de um Termo de Cooperação Técnica, assinados pelo presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, e o presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier. Os principais objetivos destes acordos são reforçar a necessidade de um entendimento definitivo entre o CAU/BR e o CONFEA para a edição de uma Resolução que fixe as atribuições de cada profissão.

O Termo de Cooperação Técnica prevê que ambas entidades deverão trocar informações com objetivo de ampliar o poder de fiscalização e atuação conjunta em prol da construção de espaços públicos e privados mais seguros e eficientes. A produção do documento contou com a participação de todos os profissionais da Arquitetura e Engenharia presentes no evento. Os documentos serão encaminhados aos respectivos conselhos federais e passam a pautar as ações dos dois conselhos.

Discursos

O presidente do CAU /SC Luiz Alberto de Souza agradeceu a participação das autoridades dos CAU/UF e destacou a necessidade da união dos dois Conselhos para desenvolver as atividades em favor da sociedade. “Nossa expectativa é que esse diálogo possa contaminar de forma positiva todas as unidades e representantes do sistema CONFEA e CAU/BR para juntos trabalharmos de forma segura e harmoniosa”. O presidente do CREA-SC Carlos Alberto Kita Xavier fez uso da palavra para enfatizar os propósitos do encontro. “Queremos falar da importância das profissões, buscando soluções para os impasses e questionamentos que ambos os Conselhos têm a respeito da legislação, ética e atribuição profissional”, disse.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-09-30 18:00:58' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-09-30 18:00:58' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora