'Porteiro Amigo do Idoso' capacita gratuitamente profissionais que lidam diariamente com moradores longevos

'Porteiro Amigo do Idoso' capacita gratuitamente profissionais que lidam diariamente com moradores longevos

 

O passo fica mais lento, a força para carregar as compras não é a mesma e até aqueles com maior independência e autonomia passam a demandar mais atenção, principalmente se morarem sozinhos. O envelhecimento da população brasileira fez surgir serviços e produtos direcionados à terceira idade, e também mudou relações corriqueiras. De acordo com o último censo demográfico, divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13% dos residentes de Belo Horizonte têm 60 anos ou mais. Isso quer dizer que, em um edifício com 100 moradores, pelo menos 13 são idosos, um público com necessidades diferenciadas. Não só familiares, profissionais de saúde e prestadores de serviço precisam saber lidar com essas pessoas, mas também aqueles mais próximos. E, por isso mesmo, há um ponto de apoio: os porteiros.

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) com 1.500 pessoas da terceira idade, de 32 países, apontou o porteiro como aquele que mais o auxilia no dia a dia. O dado inspirou o desenvolvimento de um programa para capacitar, gratuitamente, profissionais que lidam diariamente com esses moradores, dando a eles soluções e cuidados adequados às suas necessidades. O Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido pelo médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York e ex-coordenador de programas de envelhecimento da OMS, considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia. A iniciativa, do Grupo Bradesco Seguros, começou cinco anos atrás em Copacabana. Dois anos mais tarde chegou a São Paulo e agora está também em BH e Betim.

Ministradas por instrutores do Senac-RJ, o programa tem carga horária total de 12 horas, divididas em três dias: sexta-feira, sábado e domingo. Segundo o psicólogo Wallace Hetmanek, especializado em geriatria e gerontologia e um dos desenvolvedores do curso, o objetivo é estimular um novo olhar sobre o idoso, fazendo esses profissionais conhecerem possíveis demandas e dificuldades, assim como propiciar uma nova visão especializada para as diversas áreas do prédio, como jardins, piscina, vagas de garagem, escadas, portas e iluminação. “O curso é prático. Foi desenhado e pautado em conteúdos técnicos, baseado em conceitos como o de envelhecimento ativo, traduzidos em atividades práticas e simples de serem executadas no cotidiano dos porteiros com os idosos”, explica o especialista, segundo o qual o programa ainda valoriza a figura desse profissional.

Para se ter uma ideia, uma das vivências propõe aos porteiros usarem óculos que dificultam a visão e pesos nos pés e nas mãos, para sentir as limitações da idade e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. “Assim sendo, depois do curso, ele tem a sua visão já carinhosa, atenciosa e prestativa atrelada a formas tecnicamente embasadas de seguir no auxílio aos idosos dos edifícios. Ele é instrumentalizado para ampliar a noção de suporte por meio de sua prática profissional”, explica Wallace. Todos os pontos do curso dizem respeito a noções de saúde, em especial à funcionalidade, que se refere exatamente à autonomia dos idosos. “Se os porteiros aprendem a adaptar às áreas comuns do condomínio, isso torna possível a ampliação da independência física, sem a necessidade de uma intervenção médica.”

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-08-03 21:18:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-08-03 21:18:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora