Amsterdam tem o maior condomínio de casas-contêineres do mundo

Amsterdam tem o maior condomínio de casas-contêineres do mundo

 

Em 2002, a cidade de Amsterdam, na Holanda, precisava de uma solução urgente para abrigar a comunidade de estudantes. A prefeitura exigia uma ideia original, rápida e de baixo custo. Como outras cidades antigas, Amsterdam já não tinha mais espaços para prédios tradicionais, que são onerosos e demora muito tempo para serem construídos.

A solução que surgiu foi fazer um condomínio com contêineres pré-moldados. A prática é sustentável já que eles são resistentes, de fácil mobilidade e podem ser reutilizados. Porém, na época, a ideia era nova na Holanda e muitas pessoas olharam desconfiadas.

Para ser aprovada teve que passar por alguns ajustes. A responsável pela novidade foi a Tempohousing, que montou na China uma fábrica exclusiva para ser capaz de lidar com a dura legislação de prédios holandesa. A produção começou em meados de 2005 e, ao ritmo de 50 unidades por semana, as casas de contêineres ficaram completamente prontas, inclusive o interior com cozinha, banheiro, quarto e varanda. Depois foi enviar para Amsterdam e montar uma em cima da outra, como peças de Lego.

Os estudantes receberam as chaves no final de 2005 e, em junho de 2006, o condomínio Keetwonen já tinha mais de mil apartamentos. O medo inicial das casas serem muito pequenas, barulhentas e frias ficou para trás. O projeto tornou-se um sucesso, ao ponto de ser a maior cidade de contêineres do mundo e o segundo dormitório estudantil mais procurado em Amsterdam. Hoje todas as casas estão alugadas e existe uma lista de espera de mais de um ano. O condomínio tem supermercado, cafés, lavanderia, escritórios e áreas de esporte.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-08-14 13:56:32' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-08-14 13:56:32' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora