Pintura de onça em prédio vira patrimônio histórico de Apucarana

Foto: José Luiz Mendes Foto: José Luiz Mendes

 

Ao lado da secretária da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana, professora Maria Agar Borba Ferreira, e do Procurador Jurídico, Paulo Sérgio Vital, o prefeito Beto Preto assinou na terça-feira (18/08), em ato no gabinete municipal, o Decreto Municipal nº 435/2015, que estabelece o tombamento do monumento ao pioneiro (painel da onça) em patrimônio artístico, histórico e cultural de Apucarana. A obra de arte de 230 metros quadrados, que traz a imagem de uma onça em meio à mata nativa, foi feita com recursos públicos por um artista mato-grossense já falecido e ilustra desde o ano de 1997 a parede lateral do Condomínio Edifício Ariane, popularmente conhecido como “Prédio da Onça”.

A pintura está na face voltada para a Praça Valmor Santos Giavarina, a “Praça da Cascata” e, como o edifício está em reforma, o monumento corria o risco de ser removido por nova camada de massa e tinta. Informações davam conta ainda que, posteriormente, a intenção do condomínio era locar o espaço para uma empresa explorar com anúncios publicitários. O temor pela destruição do painel, marca registrada do centro de Apucarana, mexeu ainda mais com a opinião pública depois que a maioria dos moradores do prédio, em reunião realizada no último final de semana, rejeitou a consulta feita pela Procuradoria Jurídica do Município que sugeriu um tombamento amigável.

“Dada a negativa e com embasamento na legislação, não tivemos outra alternativa a não ser recorrer ao tombamento compulsório. O condomínio agora vai receber uma cópia deste decreto e uma notificação para parar qualquer tipo de atividade que coloque em risco a pintura”, disse o prefeito Beto Preto. Os apelos da população com possibilidade do fim do “painel da onça” ganharam repercussão através dos meios de comunicação e redes sociais.

As pessoas solicitaram uma reação da prefeitura visando a preservação da peça, que ser tornou ponto turístico da cidade. “Através do canal “fale com o prefeito”, no site da prefeitura, tivemos muitos pedidos neste sentido. Além do caráter legal e histórico, isto também contou muito. A população não quer que tire, cabe a nós agirmos no sentido de preservarmos. Tenho a certeza de que os moradores do condomínio também têm grande orgulho”, ponderou o prefeito. A partir do decreto municipal, a prefeitura já pode iniciar o certame licitatório para revitalização do monumento. “Já mantive um entendimento com o nosso secretário da Fazenda, Marcello Machado. Neste ano não será possível, mas já prevemos recursos para a obra junto ao orçamento de 2016”, explicou Beto. A estimativa é de que o investimento fique entre R$15 mil e R$18 mil.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 05:43:20' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 05:43:20' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora