Energia solar gera economia para todo tipo de condomínio, inclusive o seu

Energia solar gera economia para todo tipo de condomínio, inclusive o seu

Poucos anos atrás, o síndico profissional Fabrício de Lara Vieira passou a administrar um condomínio com painéis fotovoltaicos. No primeiro contato constatou que a energia solar é limpa, gera economia e é pouco aproveitada. De imediato, o proprietário de duas administradoras que atendem condomínios em Biguaçu, Palhoça e São José passou a incentivar outros empreendimentos residenciais e comerciais nos quais atua a utilizarem o Sol como matriz energética para atender a demanda em áreas comuns.

“Levamos a ideia para outros condomínios nos últimos quatro anos. Há caso de um em que a economia com energia gira próxima de R$ 3 mil por mês desde a instalação. Além disso, os moradores se interessam em cooperar com o meio ambiente. Em assembleias, a instalação dos equipamentos de energia solar tem cerca de 90% de aceitação”, comenta Vieira, responsável pela gestão de 20 condomínios na Grande Florianópolis.

Energia Solar 1
Após administrar um edifício com painéis fotovoltaicos, o síndico profissional Fabrício Vieira passou a incentivar outros empreendimentos a utilizarem o sistema

Ao contrário do que alguns podem pensar, o sistema de captação de energia solar não serve apenas para construções novas. A instalação pode ser feita em qualquer condomínio, inclusive em edificações antigas. O custo e a economia de energia, no entanto, variam conforme o espaço disponível à instalação.

“O prédio ser antigo não é problema. A grande questão é a área disponível na cobertura, se tem recortes ou áreas comuns no alto. Nem sempre há espaço para a instalação do total de placas para cobrir todo o consumo, embora ainda possibilite a redução da fatura”, explica Felipe Linden, engenheiro eletricista e sócio da Lin Solar, empresa do setor de energia sediada na Grande Florianópolis.

“O valor do investimento depende do consumo de energia e do local em que for instalado. Com uma fatura de energia e análise do espaço é possível fazer um estudo prévio e prever os custos. Mas, normalmente, o retorno do investimento fica na faixa dos cinco anos”, completa Maria Clara Minella, engenheira eletricista que atua na área de energia solar.

Ainda assim, compensa. Inclusive porque o equipamento tem 25 anos de vida útil. Em caso do pagamento parcelado para a aquisição e instalação do sistema, o valor da parcela é inferior à conta de luz da distribuidora. Ou seja, a quantia economizada cobre o valor do pagamento mensal à instaladora e ainda sobra.

A conta de luz é um dos principais encargos do condomínio por conta da utilização em áreas comuns e incide na taxa condominial. Ainda, na metade deste ano, a Celesc anunciou reajuste de 8% na fatura de energia – neste momento suspenso pela Justiça Federal. O uso de energia solar, além da economia, gera segurança no controle das contas.

Muito sol pela frente

Apesar de todos os benefícios, a energia solar é pouco utilizada no Brasil, em que o clima subtropical é um potencial para uso de energia limpa. A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é que das 84,8 milhões de unidades consumidoras brasileiras, apenas 171 mil contam com energia solar como forma de abastecimento - representa 0,2%.

Na Alemanha, por exemplo, país europeu em que as condições de aproveitamento do Sol para a geração de energia não são tão favoráveis quanto as brasileiras, o percentual é de 5%. No entanto, os números melhoram no Brasil.

De 30 mil novos sistemas instalados em 2018, a Aneel divulgou que no ano passado foram 95,3 mil unidades a mais, ou seja, o índice quase triplicou. “O Brasil tem uma extensa área territorial e excelente radiação. Há poucos anos que esse tipo de energia começou a se popularizar, mas o aproveitamento ainda é pequeno”, endossa a engenheira Maria Clara.

Além disso, hoje as pessoas têm levado a sustentabilidade em consideração na compra ou aluguel e os condomínios que usam a energia solar ganham preferência. “É um fator que favorece a negociação de imóveis. Identificamos valorização onde foram aplicadas as placas fotovoltaicas”, argumenta Linden.

Serviços

Encontre e cote serviços de Energia solar

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-11-30 13:16:51' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-11-30 13:16:51' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora