Ideias criativas fazem um Natal sustentável

  • 29/Novembro/2010 - Kalyne Carvalho
Ideias criativas fazem um Natal sustentável

 

O Natal se aproxima e muitos condomínios já começam os preparativos para os enfeites. No hall de entrada do prédio, fachadas e áreas comuns ganham cores e iluminações. Dentro deste clima natalino, ideias criativas fazem a diferença e provocam uma reflexão para a importância de reciclar. Ao invés de gastar com os tradicionais produtos natalinos para o enfeite da árvore de Natal, por que não inovar utilizando produtos que seriam descartados?

O coordenador do Museu do Lixo, em Florianópolis e artista plástico Valdinei Marques é um incentivador da prática de ideias sustentáveis. "É uma forma de incentivar o uso de produtos descartáveis", observa. O artista plástico dá dicas aos condomínios de como montar uma arvore de Natal sustentável apenas com materiais de reciclagem. Confira as sugestões:

Árvore de carretel

Materiais: Estrutura de carretel de madeira; 07 sacos de batata para cobrir; filetes de restos de madeira com 5 cm X 2,5 metros de comprimento; 400 garrafas pet inteiras transparentes ou verdes; retalhos de EVA ou TNT, ou tecidos ou restos de fantasias de carnaval para fazer os laços; Arame maleável ou barbante para firmar e 10 metros de arame grosso.

Passo a passo

Fixar as madeiras em cima do carretel até fechar um cone. Cercar com o arame mais grosso. Colocar a iluminação de sua preferência. Com o saco de batata cobrir a árvore e o carretel na parte de baixo.

No formato de cone, em cima do carretel, a cada 30 cm, 40cm ou 50cm, dependendo tamanho da árvore, fazer um furo na madeira e colocar o arame nas seis madeiras. Repete a seqüência até chegar em cima da árvore. Conforme vai subindo repete-se os furos na mesma distancia.

Árvore com pétalas

Usando a mesma estrutura do carretel Valdinei sugere também enfeitar a árvore com garrafas pet. Corte as garrafas no fundo e abra em formato de flor, tire o fundo e corte em formato de pétalas. No fundo da garrafa fure e passe um cabo, que pode ser aqueles utilizados para a instalação de tv ou de Internet. Vá intercalando um fundo, uma pétala e uma garrafa inteira. Fixe uma ponta e passe em formato de espiral pela árvore.

Os materiais podem ser encontrados nas cooperativas de recicladores:

Centro: Rodovia Admar Gonzaga, 72. (pátio da Comcap) Telefone: (048) 30245596

Continente: Rua Joaquim Nabuco, 62 / Telefone: (048) 3240 2430

*Colaborou com esta matéria o artista plástico Valdinei Marques, contato: [email protected]

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 14:58:42' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 14:58:42' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora