Síndicos passam por período de mais estresse por conta da quarentena

Síndicos passam por período de estresse / Autor: Andrea Piacquadio / Fonte: Pexels Síndicos passam por período de estresse / Autor: Andrea Piacquadio / Fonte: Pexels

 

Se gerenciar um condomínio já é estressante por si só, imagina durante uma pandemia.

Por conta do isolamento social as pessoas passam mais tempo em casa e, consequentemente, aumentam os problemas e queixas nesse período. Houve até mesmo um aumento no número de casos de violência doméstica. Tudo isso vira responsabilidade do síndico que recebe chamados a qualquer dia e hora.

São muitos os problemas para resolver. Entre as maiores queixas estão os barulhos fora de horário permitido, aglomeração em apartamentos que furam a quarentena e pessoas circulando sem máscara. Além de se desdobrar para resolver todos esses problemas que pipocam no WhatsApp do síndico, ele ainda tem que pensar em alternativas para manter todos os moradores seguros, como o reforço de higienização em todas as dependências do condomínio.

Toda essa nova demanda e acúmulo de tarefas estressantes podem desencadear problemas de saúde para esses gestores durante a pandemia. Porém, Sofia Vargas, psicóloga, esclarece em seu artigo no ReviewBox que “também é muito importante ter momentos para cuidar de si ao invés de estar disponível 24 horas por dia. (...) Estudos mostram que se desconectar do celular durante algumas horas, por exemplo, é uma boa maneira de cuidar da saúde mental.” Se você é síndico e tem vivido as dificuldades que esse momento traz, anote as dicas para controlar esse estresse e viver bem mesmo com tantos desafios:

⦁ PEÇA AJUDA

Gerenciar conflitos e resolver problemas, especialmente de terceiros, podem ser fontes de estresse. Se após cinco meses de isolamento social você se sente esgotado é importante buscar ajuda. O síndico muitas vezes não tem para onde correr. Embora exista a administradora para ajudá-lo, contar com profissional especializado pode ser uma saída mais saudável. Nesse caso, buscar o apoio de um psicólogo pode trazer a segurança e tranquilidade necessárias para enfrentar esse período.

⦁ DIVIDA TAREFAS

Ninguém pode abraçar o mundo. E nem síndico não pode abraçar o condomínio sozinho. Delegar funções pode tirar um pouco do peso das costas e essa postura é essencial para a saúde física e mental. Para isso, esse líder precisa contar com um bom subsíndico, ter uma equipe de trabalho alinhada com ele e manter um bom relacionamento com a administradora. Dividir as tarefas e comunicar os moradores das competências de cada um em uma assembleia pode poupar muita dor de cabeça.

⦁ LIMITE HORÁRIOS

Não há lei que obrigue o síndico a estar disponível 24 horas por dia. Embora sua função exija alta disponibilidade, dividir e limitar horários é uma alternativa inteligente. Síndico e subsíndico podem combinar horários diferentes para estarem disponíveis aos condôminos. Os horários e formas como podem ser acionados dentro desse período devem ser esclarecidos em assembleia.

Dessa forma, a sobrecarga não acontece e é possível que o síndico faça um bom gerenciamento sem prejudicar sua saúde física e mental nesse momento difícil para todos.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-09-25 16:44:48' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-09-25 16:44:48' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora