Presidente da Assembleia Geral: Um Personagem Esquecido

O advogado Felipe Fava Ferrarezi, especialista em Direito Condominial, fala sobre um personagem importante nas reuniões entre condôminos e síndicos
Presidente da Assembleia Geral: Um Personagem Esquecido

 

Acompanhamos com frequência, nas Assembleias Gerais, que na inicialização dos trabalhos o presidente eleito faz apenas o papel de mero leitor da Ordem do Dia, repetindo para os presentes o que muito provavelmente todos já leram previamente.

O que se observa é que, após a leitura da ordem do dia do Edital de Convocação, tanto o representante da administradora do condomínio quanto o síndico assumem o diálogo dos assuntos para deliberação.
Entretanto, o que pouco se comenta é o que se vê na prática, é que este condômino que assumiu o encargo de presidir a Assembleia Geral, possui alguns poderes, verdadeiras prerrogativas suas, na direção dos trabalhos assembleares. Felipe Fava Ferrarezi, especialista em Direito Condominial, exemplifica:
“Embora o síndico seja figura indispensável em qualquer Assembleia Geral, deve observar e não invadir as atribuições do presidente eleito, sejam aquelas eventualmente descritas na Convenção Condominial, como as juridicamente autorizadas”.

Assim, dentro destas perspectivas, é importante ressaltar alguns procedimentos e orientações elencadas pelo advogado. Confira:

a) Eleição de presidente: O que comumente se observa é a “indicação” de presidente da Assembleia por um síndico, enquanto deve-se perguntar a todos os presentes quem deseja aceitar tal encargo. Havendo mais de um interessado, elege-se o mais aclamado pelo voto da maioria simples dos presentes.

b) Síndico pode ser presidente: Embora possa parecer imoral, não havendo proibição na Convenção do Condomínio o síndico poderá assumir esta atribuição, se assim eleito.

c) Hierarquia: O presidente durante a Assembleia Geral detém maior hierarquia que o síndico, sendo a autoridade máxima para coordenação dos trabalhos.

d) Poder de nomeação de secretário: Não há votação assemblear para determinar o secretário, mas sim a nomeação pelo presidente da Assembleia Geral, sendo ele incumbido de registrar todas as informações e fatos ocorridos na referida reunião para a confecção da ata, sob pena de falsidade ideológica por omissão (artigo 299 do Código Penal).

e) Respeito e Urbanidade: O presidente eleito também tem como incumbência manter a ordem e a boa condução dos assuntos, exigindo comportamento adequado e momento de fala para cada um dos interessados. É de bom tom combinar as participações e as orientações quanto às falas antes da inicialização da abordagem dos assuntos que serão postos para deliberação.

f) Expulsão da Assembleia Geral: Caso alguém perturbe a condução dos trabalhos assembleares, por tumulto, ofensas, xingamentos ou outras ações desrespeitosas frente a um ou alguns dos presentes, o presidente “convidará o importunador a se retirar” e ainda, a depender do caso, poderá recomendar ao síndico a aplicação de multa. Caso haja resistência em sair da reunião assemblear, poder-se-á dar por encerrada a Assembleia, atribuindo ao culpado as despesas da sua realização, ou até mesmo o chamamento de força policial, com fundamento no artigo 40 da Lei das Contravenções Penais.

Felipe Fava Ferrarezi (OAB/SC 26.673), Adv. Especialista em Direito Condominial e Imobiliário, Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Univali e Membro das Comissões de Direito Condominial da Subseção de Blumenau/SC e do Estado de Santa Catarina- OAB/SC. Especialista no mercado condominial e imobiliário do Vale do Itajaí e litoral catarinense.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-09-14 03:03:35' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-09-14 03:03:35' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora