Projeto vai estimular produção de peixes e hortaliças em condomínios

Projeto vai estimular produção de peixes e hortaliças em condomínios

Aquaponia, a técnica que reúne a piscicultura e a hidroponia, se revela uma boa opção para o cultivo de hortaliças e peixes dentro de condomínios 

Aquaponia Urbana é uma realização de Gilbram Westarb Borgonovo, em parceria com os demais discentes do curso de Técnico em Aquicultura do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, criado com o intuito de promover alimentação saudável e aumentar a produção da aquaponia. A idéia do projeto é consolidar os benefícios da produção do pescado e colheita de hortaliças e vegetais, sendo orgânico e biológico.

Em um sistema integrado chamado de "aquaponia". Aquaponia ​ é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo), com as raízes submersas. cujo objetivo é desenvolvimento de um meio de produção de alimentos em larga escala sustentável, que não necessita de tantos recursos e menos poluente do que meios tradicionais. Valorizando os alimentos produzidos de forma responsável. A origem dos alimentos, o impacto ao meio ambiente, a valorização da comunidade produtora, condomínios, condômino, tudo isto deve ser buscado com esse simples modelo de negócio.

Já existem fazendas urbanas com aquaponia em países como Austrália, Israel e Estados Unidos. “Eles produzem dentro das cidades”. Dá para alimentar as famílias e se tornar uma fonte de renda. Por aqui, o objetivo é desenvolver novas tendências para ​ condôminos promovendo o pescado e cultivo de vegetais orgânico em um sistema biológico. Valorizando os alimentos produzidos de forma responsável, argumenta “Gilbram

Aquaponia Urbana oferta todo o sistema e manejo dentro dos condomínios. Os custos são dividido entre os condôminos. Que reverte em colheita de vegetais e despesca. Podendo consumir ou comercializar os mesmo.

Aquicultura Figura 1 Web
Figura 1: Relacionamento entre os envolvidos

Gilbram faz estudos com sistemas de aquaponia dentro do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, no campus de Itajaí. Ele diz que apesar da aquaponia criar novas opções para o crescimento sustentável de vegetal e animal seu uso ainda é escasso. Esta técnica é pouco difundida e exige técnicas para seu manejo. Visando uma maior difusão desta tecnologia e maior qualidade de vida para as pessoas, seria interessante que houvesse um serviço prestado dentro dos condomínios.

O principal objetivo dos sistemas aquapônicos é produzir peixes, legumes e verduras, de forma sustentável. Na aquaponia, tanto a porção animal quanto a vegetal crescem de forma integrada e completamente autossustentável. Dessa forma, dispensa o uso de fertilizantes industriais para as plantas alimentícias, ao mesmo tempo em que mantêm a água limpa e oxigenada para o crescimento saudável dos peixes e crustáceos. No mundo todo, a tilápia é a espécie mais empregada em sistemas aquapônicos, lambari rosa, pacu, camarão-d'água-doce vem se desenvolvendo bem. Entre os vegetais, os de folhas verdes são facilmente cultivados. Todavia o destaque fica por conta da alface, do manjericão, repolho chinês, pimentão, melão acapulco, quiabo, tomate, feijão, agrião, inhame, ervilha, morango, nabo, cenoura, batata-doce, entre outros.

É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. Basta alimentar os peixes que o ciclo se fecha. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas, que por sua vez filtram a água para os peixes.
Os dois sistemas estão fisicamente separados e interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com fezes de peixe para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.

Aquaponia Figura 2
Figura 2: Funcionamento da aquaponia

Qualquer condomínios em Santa Catarina poderá solicitar participação deve ser inscrita através de (CNPJ). Deverá estar em dia com suas obrigações legais.

Será somado número de imóveis e número de famílias, Assim teremos a capacidade de produção. Depois será feita uma avaliação física para implementação

O sistema pode ser integrado ao paisagismo dentro do condomínio

Aquaponia Figura 3 Web
Figura 3: Integrado ao paisagismo

Uma visão 360 graus do ambiente

Aquaponia Figura 4 Web
Figura 4: jardins do condomínio

No final o sistema vai produzir fertilizantes orgânicos. Os jardins do condomínio são áreas importantes para o convívio dos condôminos e para a valorização do patrimônio. A falta de uma manutenção adequada pode se tornar um problema, fora o alto custo de manutenção. O projeto visa usar os compostos orgânicos tirado do manejo da aquaponia para alimentar jardim, plantas do condomínio. Como a adubação orgânica pode substituir, parcial ou até completamente, a adubação comum, o condomínio consegue obter uma redução significativa em seus custos de manutenção. Além da vantagem econômica, o fertilizante produzido por meio da aquaponia também apresenta benefício ambiental. Esta característica sustentável se deve à reciclagem de matéria orgânica e nutrientes que seriam desperdiçados.

Sobre o autor: Gilbram Westarb Borgonovo é Ítalo-brasileiro, formado em Marketing pela UNINTER, Certified Six Sigma Green Belt™, aluno de técnico em aquicultura pela IFSC, autor do Scrum Meetings LSPⒸ, Kaizen LSPⒸ, Ho'oponopono LSPⒸ e suas certificações globais, baseadas em Lego® Serious Play®. Ao longo do tempo o autor vem desenvolvendo metodologias de gestão e marketing em diversos mercados. Boa parte dos gestores estão voltados para a busca de eficiência em estruturas e ambientes relativamente estáveis e não para a introdução ágil de novos produtos, serviços ou modelos de negócio. Há desse modo, uma carência na construção de habilidades empreendedoras que Gilbram busca suprir

Ler mais sobre o projeto: https://sites.google.com/view/aquaponiaurbana/home?read_current=1

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-18 02:09:24' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-18 02:09:24' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora