Como a tecnologia pode ajudar a melhorar as assembleias?

Assembleias on-line contam com mais adesão dos condôminos / Autor: Chris Montgomery / Fonte: Unsplash Assembleias on-line contam com mais adesão dos condôminos / Autor: Chris Montgomery / Fonte: Unsplash

A tecnologia está aí a nosso favor. Há anos existem as plataformas para realização de reuniões on-line, mas somente com a pandemia esses serviços ganharam mais visibilidade. Elas já eram acessíveis, mas pouco utilizadas e graças a ferramentas como Zoom, Skype, Google Meet, entre outras, que aulas puderam continuar a distância e o home office foi realizado com sucesso.

E se tratando de condomínios não poderia ser diferente. Com a suspensão de tantos serviços, as reuniões entre síndicos e moradores também precisaram contar com a tecnologia para continuar acontecendo. A assembleia virtual viabiliza que os projetos essenciais possam ser discutidos e aprovados, tudo isso sem fazer aglomerações. Uma tendência que veio para ficar mesmo após a pandemia.

A legislação permite que esses encontros virtuais possam acontecer, desde que a convenção não contenha cláusulas que proíbam. De qualquer forma, embora a tecnologia facilite essas reuniões, é necessário tomar alguns cuidados para que as decisões não sejam anuladas. As assembleias devem cumprir o que está previsto no regimento para ter validade jurídica.

Além de permitir a continuidade do funcionamento do prédio, a assembleia digital trouxe outros benefícios. Síndicos vêm relatando um aumento significativo de participações nas reuniões, já que os moradores podem participar de casa ou qualquer outro local, usando o próprio celular.

Dados repassados pelo portal TechReviews indicam que 88% dos internautas brasileiros já realizaram uma videochamada através do seu smartphone. Desses, 52% confirmam que fizeram com mais frequência durante a quarentena. 26% dos entrevistados disseram usar o Skype e 22% o Zoom. A necessidade de usar esses apps durante o isolamento justificam maior participação nas assembleias.

Ainda, os encontros on-line acabam sendo mais objetivos, isso reduz o tempo gasto nessas reuniões. Esse é mais um ponto considerado positivo pela maioria dos condôminos, explicando o aumento da adesão. Dessa maneira, muitas pessoas conseguem expressar seu voto mesmo a distância, favorecendo a democracia dentro do condomínio.

Portal de gestão

Porém, nem tudo precisa ir para uma discussão em assembleia. Condomínios que fazem uso de um portal para gestão podem resolver pequenos problemas através de enquetes. Mais uma vez a tecnologia trazendo agilidade e democracia para os moradores, sem gerar aquele estresse de se reunir para uma simples decisão, como a limpeza das paredes externas, por exemplo.

Aplicativo

Outra forma de organizar assembleias é fazendo o uso de um aplicativo. Com essa tecnologia moradores podem acompanhar e participar das tomadas de decisão com seu smartphone, na palma da mão. Muitas administradoras já contam com essa facilidade, seja para reserva de áreas comuns, controle de câmeras ou outras pequenas funções. Agora, com o crescimento de reuniões on-line, assuntos relacionados a assembleias também estão sendo inseridos no app, como convocação, definição de pauta e divulgação de ata.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-10-25 00:04:11' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-10-25 00:04:11' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora