Arbitrariedade prejudica gestão condominial

  • 15/Setembro/2009 - Redação CondominioSC
Arbitrariedade prejudica gestão condominial

 

Qual o síndico que nunca foi chamado de arbitrário por algum condômino? Os motivos são os mais variados. É comum o gestor receber a alcunha só porque é rigoroso no cumprimento das normas. Mas, segundo o dicionário Brasileitura, arbitrário significa um parecer unicamente pessoal, sem levar em conta o rigor da lei. Para o síndico manter suas ações longe da arbitrariedade, deve ter conhecimento da legislação condominial, principalmente os artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil, e a convenção do prédio.

De acordo com o advogado Alberto Calgaro, o síndico é escolhido pela assembléia geral para administrar o bem comum, mas os poderes recebidos não são absolutos. “Quando o síndico deixa de cumprir os seus deveres ou o faz em desacordo com a lei, ele passa a agir de forma arbitrária”, pondera Calgaro. Um exemplo é deixar de apresentar o orçamento de receitas e despesas ou a prestação de contas anual.

Se um síndico tiver práticas arbitrárias, ele pode ser destituído. De acordo com o artigo 1.349 do Código Civil, a assembléia convocada para a finalidade, poderá depor o gestor pelo voto da maioria absoluta dos membros. “A solução de tais problemas deve ser buscada através da assembléia geral, que é o fórum no qual o condômino tem voz. Porém, não se pode chamar de arbitrário um síndico apenas porque não atendeu a um pedido de um condômino ou de um grupo”, salienta o advogado.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-05-22 16:40:27' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-05-22 16:40:27' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora