Do home office ao lazer: a valorização das sacadas durante a pandemia

O fechamento da sacada é ideal para criar um espaço de trabalho com mais privacidade e conforto O fechamento da sacada é ideal para criar um espaço de trabalho com mais privacidade e conforto

Especialistas dão dicas para adequar o espaço buscando conforto e bem-estar e alertam sobre os cuidados a serem seguidos para garantir segurança

O isolamento social em razão da pandemia da Covid-19 alterou a rotina da população. As compras online e o trabalho remoto foram algumas das mudanças em meio à necessidade de permanecer por mais tempo dentro de casa e, assim, evitar o risco do contágio com o vírus. Aumentou, com isso, também a busca pela transformação dos ambientes muitas vezes subutilizados, como as sacadas de apartamentos.

No levantamento da ZAP Imóveis com base nos números do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2019, Santa Catarina tem três entre as 10 cidades mais verticalizadas do Brasil: Balneário Camboriú, com 57% do território coberto por edifícios, seguida por Florianópolis, com 38%, e São José, com 34%. Ou seja, adaptar esses espaços para o home office ou visando o lazer das crianças diante do fechamento das escolas tem sido uma busca constante.

A arquiteta Gisele Andrade, que faz parte da AsBEA-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e atua em Balneário Camboriú e em outras cidades do litoral catarinense, orienta como deixar os ambientes mais confortáveis para o trabalho remoto ou para o lazer.

"Varanda num período pré-pandemia era um local para respiro no apartamento. Tenho clientes que agregavam como espaços internos. Com a pandemia, muitos outros resgataram o local para contato com o ambiente externo, com a vegetação, pegar sol, optando por um mobiliário mais descontraído. Se é um espaço menor, tem a necessidade de fechar para o home office. Um espaço com privacidade para o trabalho é sempre bem-vindo, desde que tenha luz natural e boa ventilação. Dá para organizar o espaço para lazer, trabalho e também como pet friendly. Vai da necessidade de cada um", detalhou.

Independentemente do modo de utilização da sacada, Gisele aponta a necessidade de deixar o espaço da maneira mais agradável possível. Ela dá dicas de como organizar o ambiente para as diversas atividades que ali possam ser aproveitadas.

"Tornar o espaço confortável, onde você se sinta bem, à vontade, e não sobrecarregado de objetos ou móveis para dar uma livre circulação. Temos muitas possibilidades no mercado para os diversos tipos de investimentos, vai dos mais simples aos mais sofisticados, com materiais nobres. A diversidade é gigantesca, mas o grande foco é no bem-estar, pois esses espaços projetados por nós impactam no dia a dia das pessoas, o que as torna mais felizes, saudáveis e produtivas", destacou Gisele.

A Horta4
Painel com ervas aromáticas na sacada traz praticidade e bem-estar

A arquiteta pontuou também sobre a colocação de painel com plantas nas paredes das sacadas e, ainda, a utilização do espaço para o cultivo de mini-hortas. Nos dois casos, o cuidado a fim de evitar infiltrações ao longo do tempo deve ser levado em consideração.

"Quando o apartamento não tem uma floreira como projeto original é preciso cuidado. Isso é suscetível a danos e infiltrações. Melhor trabalhar com espaços que já remetam a isso, mas temos várias possibilidades, seja com vasos ou jardineiras. Podemos simular as mini-hortas no chão ou vertical, nas paredes. Temos essa dinâmica para trabalhar e explorar de maneira ornamental ou funcional. Vai da preferência de cada um, se gosta de cozinhar ou apenas de cuidar das plantas como terapia".

Cuidados a seguir antes envidraçar as sacadas

Na prática, porém, o que parece simples pode se tornar um problema caso as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do regimento do edifício não sejam seguidas à risca.

Síndica gestora de seis condomínios em Balneário Camboriú, Sandra Helena Holz detalha quais as observações são levadas em consideração durante o plano para a execução do envidraçamento nas sacadas.

A SandraHolz
Sandra Helena Holz é síndica de seis condomínios e dá dicas para o fechamento de sacadas

"Cada condomínio tem a própria convenção e regimento interno. Nesses documentos devem estar descritas as regras para o fechamento das sacadas, tais como tipo de material, padrão a ser seguido, e eventualmente até a marca a ser utilizada, para que não haja uma descaracterização da fachada, que é considerada área comum do edifício. O material mais recomendado é o que atenda tanto a parte estética como a parte funcional (vedação), na maioria dos casos se utiliza o vidro temperado", explicou Sandra.

Para garantir maior concentração no home office, o fechamento das sacadas com vidros é a melhor opção. Nesse caso, a ABNT traz recomendação específica pela norma NBR 16259 (Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio), publicada em 2014. A norma orienta a emissão de documento de responsabilidade técnica do projeto e execução do sistema de envidraçamento, devidamente registrado em órgão competente para o projeto e instalação.

Analista de Normalização da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), Clélia Bassetto frisou que a recomendação da ABNT é necessária para garantir maior segurança.

" É preciso destacar, que outra norma, a de reformas (NBR 16280), exige que seja emitida essa documentação para qualquer reforma na edificação que envolva segurança, portanto, normalmente é exigido. A recomendação visa dar mais segurança ao usuário do sistema, na contratação da empresa que fará o trabalho", apontou Clélia.

Outro cuidado é em relação à sobrecarga com o envidraçamento das sacadas. Sandra, que realizou o fechamento de fachadas de condomínios em que atuou como síndica, alerta para a necessidade da emissão de um laudo técnico atestando que a estrutura está apta a receber uma quantidade maior de peso sem sofrer qualquer tipo de dano. No documento deve-se considerar o cálculo estrutural do prédio, a carga extra na área de recolhimento dos painéis quando o sistema está aberto e as cargas adicionais que a sacada suportará depois de fechada.

"Quando o fechamento da sacada não é previsto em projeto, o condomínio deve contratar um profissional especializado para efetuar uma verificação estrutural, e emitir um laudo onde ateste a capacidade da estrutura em receber esses acréscimos, ou eventualmente recomendar um reforço estrutural antes que sejam liberadas as obras para fechamento das sacadas", afirmou a síndica.

A preocupação se estende para a qualidade do trabalho executado. Os condomínios são responsáveis em caso de acidentes ocasionados pela queda de vidros ou outros tipos de materiais das fachadas, uma vez que elas são consideradas áreas comuns. O síndico, por ser representante civil do edifício, deve estar sempre atento a tais regramentos. Em caso de algum problema por não segui-las corretamente, ele pode responder juridicamente por isso.

"O maior risco é a queda do vidro ou do sistema, o que pode gerar acidentes muito graves. Por isso ele deve ser bem dimensionado, não só com relação ao vidro (que deve ser de segurança, laminado ou temperado), mas principalmente o sistema de ancoragem e fixação, além dos perfis para garantir o correto suporte ao vidro. O dimensionamento correto envolve suportar os esforços de vento e utilização aos quais o sistema será exposto. A norma estabelece vários requisitos com relação à segurança, como espaçamento dos elementos de fixação, tipos de fixação e requisitos de instalação, inclusive sobre guarda-corpos", completou a analista da Abravidros.

Serviço

Encontre e cote serviços de Envidraçamento de sacadas

Encontre e cote serviços de Decks e pergolados de madeira

Encontre e cote serviços de Móveis de decoração

Encontre e cote serviços de Paisagismo e jardinagem

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 06:06:47' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 06:06:47' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora