Evento reúne gestores em comemoração ao Dia do Síndico

  • 13/Dezembro/2013 - Redação CondominioSC
Evento reúne gestores em comemoração ao Dia do Síndico

 

Para comemorar o Dia do Síndico, o SECOVI e o Jornal dos Condomínios realizaram o “Fala Síndico: Socorro!! Antissocial no prédio”. O evento aconteceu no dia 28 de novembro, no auditório da FECOMÉRCIO/SC em Florianópolis. Em um clima descontraído os palestrantes discutiram situações cotidianas de incômodo em condomínios, apresentando o processo que vai do diálogo, passa pela advertência e multa, até chegar à exclusão do morador desordeiro.

Ângela Dal Molin, diretora do Jornal dos Condomínios fez a abertura do evento comemorativo e destacou que o Dia do Síndico é uma data especial em seu calendário, já que aos síndicos e síndicas dedica seu trabalho e consideração. Segunda a diretora, o síndico é a figura principal dentro do condomínio que cotidianamente se desdobra para manter o respeito às normas e leis, a educação, a harmonia e o funcionamento dentro deste pequeno universo. “ Os síndicos são pessoas que unem sua experiência pessoal com a vontade de contribuir com o coletivo, tornando melhor o convívio social dentro dos edifícios”, ressalta. “A vida em condomínio é um exercício de cidadania e temos na convivência, um aprendizado que não termina nunca”, destacou Ângela Dal Molin ao lembrar o tema discutido no evento.

Entre os convidados estava o síndico Márcio Koerich, que relatou a sua experiência e explicou como consegue dar sequência ao trabalho realizado em seu condomínio. Para ele o fundamental é seguir as regras e estar de acordo com a lei. “Leiam, releiam e apliquem o que está determinado no regimento do prédio. As questões devem ser bem discutidas para não gerar ainda mais discórdia, pois nosso patrimônio responde pelos nossos atos”, comenta.

O outro palestrante da noite foi Walter Jorge Jr., bacharel em direito, que destacou a necessidade de utilizar a convenção do condomínio para estabelecer a ordem. “O brasileiro não trabalha com princípios, ele trabalha com questões taxativas. Em geral, as pessoas não têm aptidão de conversar e resolver os problemas, por isso é muito importante estar tudo documentado”, afirma. Na ocasião, ele deu dicas de como a administração deve agir quando há problemas. “Sempre documentar a reclamação e convidar a pessoa com problema de convivência para as reuniões. Antes de colocar em juízo, é fundamental ofertar o direito de defesa ao morador”, comenta.

Para fechar o encontro Fernando Willrich, advogado e presidente do Sindicato da Habitação, falou sobre a exclusão de moradores antissociais. Para contextualizar algumas questões importantes, o palestrante apresentou o pensamento de diferentes autores sobre o tema. Além disso, mostrou cases do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e do Paraná, que já julgaram ações que puniram o antissocial. “O direito de vizinhança é tão significativo quanto o direito a propriedade. Normalmente as pessoas querem que todos os problemas sejam previstos na convenção, o que é impossível. O bom censo também deve estar presente nesses casos”, diz.

Após o debate foi sorteado um tablet entre os participantes e os síndicos foram presenteados com um panettone. Os brinquedos arrecadados no evento serão entregues a uma instituição de caridade. A iniciativa contou com o apoio da FECOMÉRCIO/SC e EXPO Condomínio SC.

Veja as fotos do evento no link Galeria de fotos Fala Síndico: Socorro, antissocial no prédio!

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-25 21:14:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-25 21:14:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora