No último dia 2 de março, síndicos e administradoras de condomínios foram convidados para participar da terceira edição do Papo de Síndico, evento onde especialistas da área condominial são convidados para conversar sobre questões importantes que tiram o sono dos síndicos diariamente.
O idealizador desse projeto é o Grupo GT, empresa especialista em terceirização de mão de obra com quase oito anos de experiência e um quadro com mais de 350 funcionários. O evento que foi sediado na AEMFLO e CDL – SJ recebeu mais de 100 síndicos e administradoras para uma conversa em formato de painel sobre a relevância de termos nos condomínios colaboradores capacitados e alinhados com os propósitos de cada empreendimento.
O evento contou com a presença de Catiane Santos, representando a F5 Administradora, Livian Furlan, especialista em direito condominial, Dagoberto Klein, síndico profissional, Andressa Amaral, especialista em condomínio e coroando para dar tom e ritmo ao painel contamos com a presença de Fábio Quintanilha, idealizador do projeto Síndico de Valor.
A noite foi regada de boa companhia, informações relevantes sobre terceirização de colaboradores e bons drinques. Na visão da Síndica Sintia Stumpf, o evento foi um sucesso em grande parte pela forma como os especialistas interagiram com a plateia. Ela ressaltou a importância desses momentos não só para os síndicos profissionais, mas também para os síndicos orgânicos que, por muitas vezes, ficam desamparados e reféns de prestadores de serviço não entregam qualidade para o condomínio.
Gabriel Redante, Diretor da GT, estava presente e apresentou para a plateia o método de orçamento com “planilha aberta”. Forma transparente e direta de demonstrar a fonte do custo do serviço, levando em conta todos os gastos exigidos por lei, para cada tipo de contrato. Tendo em vista a realidade condominial, essa ferramenta parametriza os orçamentos e garante que valores não serão sonegados. Na realidade da administração condominial, poder contar com fornecedores com essa postura oferece uma solução não só para o condomínio, mas também para o síndico, com condição de escolher com mais segurança e clareza sobre os serviços que depositam enorme responsabilidade sobre ele.
A zeladora e futura síndica, Fátima Rocha acredita que a gestão condominial eficiente caminha para a terceirização de mãos de obra de colaboradores. Ela, enquanto funcionária contratada de longa data, entende que a terceirização oferece soluções e suporte para os condomínios que não são alcançados quando os colaboradores são contratados pelo próprio empreendimento. Porém, ressalta que o treinamento constante e a fiscalização eficiente é ponto sensível e de extrema importância para a escolha da empresa terceirizada.
Um dos pontos altos do painel foi a problemática em lidar com a falta, sem prévio aviso, de funcionário contratado e como a terceirização pode contornar isso com muita agilidade. No olhar do síndico Rudmar Cruz, síndico presente no encontro e cliente do grupo GT, a agilidade da empresa em repor postos de serviço e atender demandas não programadas é um diferencial da empresa, além de todo o cuidado que o Grupo tem com os recolhimentos fiscais e remunerações de acordo com as categorias.
Ao final do evento teve troca de presentes, confraternização e muita vontade de recebermos a quarta edição do Papo de Síndico. A sindicatura precisa de momentos como esse para confraternizar, conhecer as empresas de uma forma muito mais pessoal e ao mesmo tempo buscar informações relevantes. Foi uma honra e um privilégio poder assistir ao evento e ver nos olhos do síndico o sentimento de tranquilidade e segurança que só um bom fornecedor pode oferecer.