Angatu completa quatro anos atuando como agente facilitador de transformação ambiental nos edifícios
Você sabia que metade do “lixo” que produzimos no dia a dia são resíduos orgânicos? Quando eles são destinados para o aterro sanitário, além de não serem mais aproveitados, geram metano e chorume, substâncias que podem poluir o solo, ar e a água. Na compostagem os resíduos orgânicos são transformados em adubo que pode ser utilizado para a produção de mais alimentos ou para a adubação de jardins, hortas e árvores. Nesse quesito, Florianópolis saiu na frente entre os municípios do Brasil e sancionou em 2019 a lei que torna obrigatória a compostagem dos resíduos orgânicos gerados na indústria, comércio e condomínios. Um dos prazos da lei é chegar a 5 de junho deste ano, Dia do Meio Ambiente, com 62,5 % dos resíduos orgânicos destinados à compostagem, com aumento anual, até chegar a 100% em 2030.
Conforme a legislação, o condomínio pode adotar a destinação ambientalmente correta dos resíduos por coleta seletiva ou por compostagem no próprio local, podendo utilizar iniciativas comunitárias, da autarquia pública ou de empresas como a Angatu.

O Residencial Praia do Meio no bairro Coqueiros em Florianópolis aderiu à compostagem onde todos os moradores tem a oportunidade de descartar seus resíduos orgânicos de maneira correta. “Nosso serviço é incluído nos condomínios por pedido das próprias síndicas e síndicos que já estão cientes da Lei da Compostagem e têm sensibilidade para as questões ambientais” informa o engenheiro ambiental e mestre em engenharia hidráulica e saneamento Caio Souza Pires, da Angatu. Segundo o zelador Almir Martins, foram grandes os benefícios ao condomínio. "As lixeiras não tem mais cheiro nem insetos, fazendo a compostagem temos também o retorno de adubo orgânico para nossa horta”, salienta o zelador do residencial.
Mora em condomínio residencial ou comercial?
Desde 2018, a Angatu é um negócio social que oferece a coleta seletiva e compostagem como solução ambientalmente adequada para a destinação e tratamento de resíduos orgânicos gerados por condomínios ou residências na região da Grande Florianópolis.
Na Angatu você escolhe seu plano personalizado para atender a demanda do edifício. O pagamento é mensal, por pix ou boleto. A empresa oferece vários tamanhos de baldinhos, seja para o morador ou condomínio, com recipientes que vão de 7 a 75 litros para você utilizar como lixeira exclusiva para os resíduos orgânicos. É possível descartar qualquer resíduo orgânico (laranja, limão, chás, guardanapo, carne, queijo, comidas cozidas etc) diretamente no baldinho, com exceção de resíduos dos sanitários.
A Angatu coleta os resíduos orgânicos na sua casa 1 vez por semana ou no condomínio até 3 vezes por semana e todos os meses você recebe um pacote com o adubo produzido através da compostagem dos seus resíduos.
Chame a Angatu para coletar seus resíduos orgânicos através da compostagem!
Acesse as redes sociais da Angatu e saiba mais sobre os planos ou ligue 48 99104-2063 (whatsapp) Instagram @angatu.compostagem
[email protected]