A adoção do ESG em condomínios

Rosely Schwartz, referência no tema de gestão condominial, dá dicas sobre como implementar um projeto de sustentabilidade em condomínios
A adoção do ESG em condomínios

Nunca se falou tanto em ESG. Seja como uma nova carreira, oportunidades de negócios e financiamentos sustentáveis, revisão do plano diretor das cidades ou ações que podemos fazer individualmente.

Embora o conceito exista há duas décadas, começou a ganhar força na pandemia, a partir das exigências do mercado financeiro quanto ao engajamento das empresas nesse tema.

Cientistas afirmam que estamos caminhando para uma situação muito complexa do ponto de vista do aumento da temperatura média do planeta e já falam em passar do limite considerado seguro, que é o aumento 1,5 grau celsius da temperatura do planeta, em dez anos.

Além da urgência climática, especialistas apontam o crescimento de um tipo de consumidor mais atento a essa questão. Os millennials (Geração Y) valorizam a questão do propósito, da diversidade, do meio ambiente, da ética, da transparência - temas que vem na esteira desse conceito de ESG.

Essa também é uma preocupação da Geração Z. Sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade são questões de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010.

São exatamente esses dois grupos que demonstram maior intenção de comprar imóveis - e engordar as estatísticas do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que 27 milhões de pessoas vivem em apartamentos, número que vem crescendo exponencialmente a cada ano.

Um estudo realizado pela Brain Estratégia mostra que 37% dos jovens da Geração Z têm intenção de comprar um imóvel, ante 30% da Geração Y.

Diante de tantas informações, os condomínios mais antigos começam a se adequar aos novos tempos, enquanto os empreendimentos mais recentes já são “nativos ESG”.

Segundo a consultora Rosely Schwartz, autora do livro Revolucionando o Condomínio (Editora Benvirá), como o condomínio deve ser administrado como uma empresa, mesmo que sem a finalidade do lucro, o conceito ESG vem sendo incorporado à gestão condominial.

“As práticas de desenvolvimento sustentável são um caminho sem volta em todos os níveis da sociedade, tornando-se estratégicas para a administração. Além da redução de custos a médio e longo prazos, implementar um projeto sustentável traz qualidade de vida e promove a valorização patrimonial”, afirma.

Como implementar um projeto ESG?

Antes de mais nada, é recomendável que o gestor faça um diagnóstico para verificar qual o nível de sustentabilidade do condomínio.

No plano AMBIENTAL

  • Uso racional da água
  • Desempenho de energia
  • Descarte correto de lixo


No plano SOCIAL

  • Dar boas condições de trabalho aos colaboradores
  • Cuidados com a privacidade e proteção de dados
  • Zelar para que exista no condomínio um ambiente de harmonia
  • Respeito mútuo na relação com os prestadores de serviço


Na GOVERNANÇA

  • As palavras de ordem na gestão devem ser ética e transparência na prestação de contas
  • Conselho consultivo participativo e independente
  • Organização de assembleias produtivas
  • Criar e manter um canal eficiente de comunicação com os moradores
  • Respeito e transparência na relação com as empresas terceirizadas
  • Manutenções preventivas e corretivas, sempre no rigor de normas e leis
  • A auditoria externa poderá ser usada como importante instrumento para avaliar a atuação dos gestores na condução da administração do condomínio, dando maior tranquilidade aos condôminos.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-06-21 04:23:55' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-06-21 04:23:55' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora