Condomínios pagam insalubridade a funcionários

  • 11/Janeiro/2017 - Redação CondominioSC
Condomínios pagam insalubridade a funcionários

 

A obrigatoriedade ou não do pagamento de insalubridade depende da existência ou não de condições insalubres no condomínio.

A síndica Ângela Augusta Leite, do condomínio Maracaibro, de Florianópolis, paga R$ 109 para a faxineira e o zelador do prédio como acréscimo de insalubridade. A síndica destaca que paga o benefício mesmo que os funcionários utilizem o material de segurança adequado.

Adão Sérgio Rezende da Silva, síndico de dois condomínios na Capital, afirma que também paga 20% sob o salário como insalubridade para os funcionários do prédio. Ele contratou uma empresa de medicina do trabalho para orientar os empregados e também pega a assinatura deles na entrega do material de proteção, como garantia de recebimento.

O advogado Jaime Schappo, que atua na área de condomínios em Balneário Camboriú, destaca que a obrigatoriedade ou não do pagamento de insalubridade depende da existência ou não de condições insalubres no condomínio.

Schappo explica que quem vai indicar a existência da condição insalubre e a possibilidade ou não da sua eliminação será o Programa de Prevenção e Riscos Ambientais (PPRA), que deverá ser elaborado por um engenheiro de segurança. “A limpeza de banheiros e recolhimento de lixo, a princípio, implica em condições insalubres de trabalho. Entretanto, se há a utilização de equipamentos corretos, a insalubridade pode ser eliminada”, explica.

O advogado orienta ao condomínio a contratação de profissional para elaborar o PPRA, e, com base nas conclusões feitas pelo técnico, pague ou não o adicional. O advogado alerta para que os síndicos estejam atentos a algumas convenções coletivas de trabalho que determinam o pagamento, independentemente da existência ou não da insalubridade.

(Originalmente publicado em 29/10/2015)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-07-03 20:17:39' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-07-03 20:17:39' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora