Votação pela Internet

  • 21/Dezembro/2011 - Redação CondominioSC
Votação pela Internet

 

A iniciativa começou em Campinas (SP), mas deve se espalhar pelo país: a votação em assembleias pela internet. Assuntos menos polêmicos como a cor da tinta do prédio ou a contratação de serviços, por exemplo, podem ser decididos virtualmente.

A ferramenta desenvolvida pela Superlógica, empresa de soluções para condomínios, está sendo testada desde 2010. O sistema não inviabiliza a assembleia presencial, que continua a existir. A virtual permite que a discussão sobre os temas seja feita pela internet, o que deve contribuir para aumentar a participação e evitar as reuniões demoradas e improdutivas. Os assuntos podem ser postados por todos e o síndico atua como um moderador, que analisa as informações e define quais serão debatidos e votados.

Em Santa Catarina, a tendência é também de se adotar este tipo de estratégia para aumentar a participação nas reuniões. A estimativa é de que menos de 10% dos moradores compareçam às assembleias.

O presidente da Associação das Administradoras de Condomínios de Santa Catarina (Condomius.com), Décio Sardá Jr, explica que a associação está criando um programa para discussões empresariais, mas que poderá ser adaptado para as assembleias de condomínios. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento. “O programa pode ajudar, principalmente, os moradores de outros estados, que não podem comparecer pessoalmente às votações”, diz. Sardá Jr ressalta que assuntos como escolha do síndico ou orçamento ainda precisam ser avaliados presencialmente.

Condomínios de praia são beneficiados

A ideia de votação online pode ser vantajosa para os condôminos que têm apartamentos na praia. A proprietária da Enoê Administradora de Condomínios, Enoê Maria Dall Bello, acredita que os síndicos devem conseguir mais adeptos às reuniões de forma virtual. “Temos dificuldade de quórum para as reuniões e esta é uma boa ideia”, aposta. “Os moradores têm dificuldade de deslocamento e também despesas, por isso a participação de quem mora longe é mais complicada”, acredita.

O síndico Adriano Pessoa, do condomínio edifício Eleusa Maria, de São José, na Grande Florianópolis, também aposta nesta modalidade de votação e acredita que nos próximos anos possa se tornar comum nos condomínios do Estado. Ele só teme pelas pessoas com dificuldade para acessar o computador. “Estes ainda devem preferir as reuniões presenciais”, conclui.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-10-24 02:37:33' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-10-24 02:37:33' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora