Condomínios cada vez mais tecnológicos

Balneário Camboriú: condomínio Yachthouse By Pininfarina tem o elevador mais rápido do país Balneário Camboriú: condomínio Yachthouse By Pininfarina tem o elevador mais rápido do país

Entre tirar o projeto do papel e a entrega oficial do empreendimento há um longo caminho a ser percorrido, que tem na tecnologia uma forte aliada para a otimização desse tempo. E é através da aposta em novos materiais, recursos digitais e equipamentos, que os lançamentos têm garantido construções cada vez mais eficientes. Tanto em sua concepção, durante toda a obra, quanto nos benefícios para os proprietários.

O mercado imobiliário catarinense está pautado na oferta de condomínios mais sustentáveis, com gestão eficiente dos recursos e comodidade para os moradores. Em Balneário Camboriú, cidade reconhecida internacionalmente pelos seus arranha-céus, os grandes empreendimentos apostam principalmente em sistemas que deem mais estabilidade à construção e facilitem o transporte dos moradores entre as dezenas de andares, como é o caso do elevador mais rápido do País, que atinge a velocidade de seis metros por segundo, podendo percorrer 80 andares, do solo ao topo, em menos de um minuto.

Instalado no maior edifício residencial da América Latina, o Yachthouse By Pininfarina, da Pasqualotto & GT, o equipamento também apresenta a função tráfego Port Technology, que não só atende às chamadas, como reconhece e se comunica em vários idiomas, além de oferecer ao passageiro o caminho mais inteligente até seu destino. Outra inovação dessa obra está no sistema Outrigger, que combate os efeitos de oscilação com o emprego de um método estrutural que garante amortecimento superior ao exigido normalmente nas edificações. A medida funciona como segunda e terceira fundação do empreendimento, o que minimiza a sensação de balanço em caso de ventos fortes.

Autonomia para síndicos e moradores

A automatização do condomínio já é uma realidade e os síndicos precisam ficar atentos às inovações disponíveis, que podem ajudar no trabalho da administração. No Serendipity Residence, da Embraed, o gestor conta com a instalação de sensores inteligentes que têm entre as funções o controle a distância da iluminação nas áreas comuns, temperatura nos ambientes, abertura e fechamento de portas e portões de garagens e o monitoramento dos níveis dos reservatórios de água, o que evita o desabastecimento. Além disso, os moradores têm acesso a tecnologias como identificação por biometria, que dispensa chaves de acesso, e o uso de elevadores com tecnologia Ahead Remote Monitoring, com conectividade digital para transmissão de dados e supervisão remota do status e desempenho dos equipamentos.

As inovações também estão presentes nas portas dos apartamentos, com acesso por digital, na oferta de centrais de abastecimento para carros elétricos nas garagens e em elevadores que oferecem o sistema active roller guide, uma espécie de suspensão ativa que reduz as oscilações dentro da cabine durante as viagens. Em condições severas de vento, ela pode reduzir a velocidade do equipamento ou até mesmo desligá-lo. Função esta de extrema importância para edifícios mais altos, como o Infinity Coast, da FG Empreendimentos, que tem 66 andares.  

Outras tendências de mercado

Empresas de inteligência para condomínios no Estado também oferecem sistemas de liberação de acesso por sensor infravermelho, em que o condômino só precisa movimentar a mão em frente ao equipamento para abrir a porta. Luzes coloridas no painel em LED vão indicar se ela está aberta ou fechada, seguindo a mesma ordem dos semáforos.

Quando se fala em segurança, outra funcionalidade é o controle de acesso por vídeo. Esta é a solução mais moderna para condomínios, pois integra interfonia (comunicação), controle de acesso e videomonitoramento em um único sistema. Ele também permite que os moradores recebam mensagens de áudio e vídeo de quem esteve no prédio durante sua ausência, avisos de assembleia e manutenção, além de possibilitar o atendimento aos visitantes de maneira remota, via smartphone.

Serviços

Encontre e cote serviços de Sistemas para Administração de Condomínios

Encontre e cote serviços de Portões Automáticos

Encontre e cote serviços de CFTV e Sistemas de SegurançaCFTV e Sistemas de Segurança

Encontre e cote serviços de Elevadores - manutenção e modernização

Encontre e cote serviços de Elevadores - Acessórios

Encontre e cote serviços de Monitoramento Eletrônico

Encontre e cote serviços de Portaria Remota

Encontre e cote serviços de Limpeza e Conservação, Portaria e ZeladoriaLimpeza e Conservação, Portaria e Zeladoria

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-07-05 00:38:26' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-07-05 00:38:26' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora