Esporte e saúde nos condomínios

  • 05/Agosto/2016 - Kalyne Carvalho
Esporte e saúde nos condomínios

 

A valorização de espaços para prática de esportes chega aos novos projetos da construção civil, que preveem áreas de esporte inusitadas.

Neste momento em que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão em evidência no Brasil, chamando a atenção da população para a saúde e práticas esportivas, crescem as possibilidades do uso de áreas comuns nos condomínios para lazer e esporte – academias, quadras poliesportivas, rampas de skate, ginásios cobertos, circuito de caminhadas, ciclismo e piscina. 

 

A valorização de espaços para prática de atividade física chega aos novos projetos da construção civil, que preveem áreas de esporte inusitadas. Em Ibiraquera, Santa Catarina, o condomínio Ho’okipa Excellence Club, ainda em fase de construção, prevê quadra de paddle, bosque de caminhada, espaço náutico para surf, vela, kitesurf e windsurf.

Interação

No condomínio Belle Vie, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, os moradores se reúnem todos os domingos para aulas de Zumba com o professor Sandro Sampaio. Aulas cheias, mais de 20 moradores animados, passam a interagir mais entre si, cuidar da saúde física e mental. “Recebi o convite de uma das moradoras para dar aula no condomínio. Então, após reunião com a síndica e aprovação do Conselho, a quadra foi liberada para zumba aos domingos. Colocamos os cartazes no elevador e as pessoas começaram a aparecer na aula”, conta.

thaty2
O Campeonato de Ciclismo promovido pelo Caledônia teve a participação de moradores e atletas de várias cidades

Sandro Sampaio, 38 anos, começou a dançar por hobby. Não muito cativo da esteira, passou a praticar a Zumba para perda de peso. Segundo o professor, o primeiro benefício da modalidade é a queima calórica com diversão. “Frequentando zumba e academia, perdi 14 quilos de gordura”, relata. Outro benefício é social e psicológico. “Ajuda os tímidos a se soltarem. Depois que comecei a dançar fiz muitas amizades. Percebo esse mesmo efeito em meus alunos”, diz.

A síndica profissional do Condomínio Belle Vie, Daniela Cunha, além da formação em Administração possui graduação em Educação Física e, portanto, comenta a sua afinidade e interesse pelo esporte. “Quando recebi a proposta achei interessante. Sempre fui encantada com atividade física. A aula de Zumba com periodicidade semanal alivia o estresse”, observa. Segundo a síndica, é possível notar mais integração entre os moradores com as aulas. “As pessoas passaram a se relacionar melhor e conviver mais umas com as outras”, salienta.

Além das aulas de dança, os moradores do Condomínio Belle Vie também exploram os demais espaços fitness do residencial. “Temos academia, os moradores praticam exercício, e ainda há aqueles que pagam seu próprio personal para acompanhar a atividade”, conta a síndica Daniela. Recentemente a quadra de esporte do Belle Vie passou por uma reforma que incentivou partidas e minicampeonatos de futebol organizados pelos moradores. “Fazemos o que é possível para preservar essas áreas”.

Vip Tenis 6
A inauguração da quadra de tênis do condomínio Caledônia teve a presença de Fernando Meligeni

Incentivo

Em Balneário Camboriú, até atletas famosos ocupam as quadras residenciais. O Condomínio Horizontal Caledônia promoveu, em abril do ano passado, um evento de inauguração da quadra de tênis que recebeu o tenista Fernando Meligeni e 200 convidados entre moradores e visitantes. Na inauguração, o atleta jogou partidas com os condôminos, que receberam medalhas e brindes como incentivo. “As crianças puderam jogar com o Meligeni. Interagiram e conheceram uns aos outros. O esporte tem a característica de promover integração”, conta Gabrielle Laffitte, gerente de marketing da G. Laffitte Imobiliária. 

Thatiany Deboni, 28 anos, atleta e estudante de Educação Física, é moradora do condomínio Caledônia. Ela conta, com entusiasmo, que a sua primeira prova de ciclismo foi há dois anos em um campeonato promovido pelo condomínio. “Fiquei muito feliz, me superei porque nunca havia pedalado longa distância. Percorri 200 quilômetros até Bombinhas”, comemora. Nessa ocasião, além da participação dos moradores, atletas de várias cidades competiram. A moradora reconhece o trabalho do seu professor da academia: “Ele me motivou e me ajudou muito nos treinos para essa competição. O papel do profissional de Educação Física é fundamental”, enfatiza. Thatiany conta que sempre teve afinidade com o esporte, mesmo quando morava em sua cidade natal, Ribeirão Claro, Paraná. “A minha vida sempre foi ativa e recomendo a todos a prática do esporte. É fundamental na minha vida. Além de preservar a saúde”, diz.

Esporte em casa

A moradora explora bastante os espaços de esporte do Condomínio Caledônia. Thatiany lamenta a falta de segurança para prática de atividade física nas ruas da cidade e valoriza a possibilidade de fazer seus treinos com segurança dentro do condomínio. “Eu e meu marido temos o hábito de correr. Usamos a pista de corrida do condomínio. Quando não tem ninguém para pedalar comigo, eu, sozinha, prefiro utilizar o espaço do Caledônia. Hoje em dia tem muito assalto a bicicletas”, lamenta. A condômina afirma que é muito difícil ser sedentário com tantas áreas de incentivo ao esporte dentro de casa. “Eu faço exercícios na academia ao ar livre. Temos quadra de vôlei de areia, futebol de campo. A nossa estrutura é fantástica”, salienta. Thatiany também possui formação em Psicologia e trabalha há alguns anos com atletas. Ela também ressalta os benefícios para a mente, alívio de estresse e integração social em detrimento da prática de esporte no condomínio. “Para muitas pessoas só de estar em grupo já é uma terapia e traz benefícios. As pessoas se comunicam mais e se distraem em uma prática saudável”, conclui.

Com ritmo de vida e rotinas cada vez mais agitadas, as pessoas valorizam cada momento em casa. De acordo com Gabrielle Laffitte, os novos empreendimentos ampliam as opções. “O condomínio possui 2,7 km de ciclovia, pista de cooper e de skate, quadras esportivas e academia”. Ela informa que todas as áreas de esporte foram avaliadas por um especialista.

zumba
No condomínio Belle Vie, os moradores se reúnem todos os domingos para aulas de Zumba.

Diversas atividades recreativas e esportivas podem ser contratadas pelo condomínio – dança, yoga, artes marciais, alongamento, condicionamento físico, e recreação para crianças. Educadores físicos alertam para os cuidados na prática de esportes. Atividades físicas sem orientação profissional podem provocar lesões no uso incorreto dos equipamentos. “O professor também motiva e mantém a pessoa engajada e disciplinada”, enfatiza a síndica Daniela Cunha.

DICAS

- Estabeleça horário para funcionamento da academia.

- Defina regras para retiradas de chaves e manuseio dos equipamentos de academia.

- Controle o acesso de visitantes.

- Exija autorização dos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes para a permissão de práticas esportivas no condomínio.

- Conserve os equipamentos com manutenção preventiva e evite acidentes.

- Incentive a prática de esportes no condomínio implementando programas de treinamento aos moradores.

- Solicite orientação especializada para compra de novos equipamentos ou para a construção de uma área fitness no condomínio.  

 

Publicado originalmente em 29/04/2015

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-08-07 17:54:36' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-08-07 17:54:36' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora