Atividade Física para a Terceira Idade: saúde para o corpo e para a mente com segurança

  • 01/Outubro/2013 - Kalyne Carvalho
Atividade Física para a Terceira Idade: saúde para o corpo e para a mente com segurança

 

A velha máxima, “a terceira idade é a melhor idade”, nem sempre se aplica. Entretanto, o século XXI aposta no bem-estar de todas as pessoas com base no tripé: alimentação, atividade física e controle do estresse. Numa época em que a tecnologia está a nosso favor para adquirir conhecimentos, não é segredo que, hoje, para as pessoas terem qualidade de vida precisam se exercitar.

Após os 65 anos, quando normalmente as pessoas estão para se aposentar e ter tempo livre para gozar a vida, muitas delas, mal têm condições de caminhar, sem parar, 200 metros, ou levantar uma sacola com produtos de supermercado do chão. Problemas como osteoporose, hipertensão, diabetes, falta de flexibilidade, são frequentes nesta faixa etária. Na maioria das vezes, estes problemas podem ser evitados ou amenizados com a atividade física. “A atividade física, além dos benefícios para a saúde, dão independência e autoconfiança para a terceira idade” – explica Ione Dal Molin, 70 anos, aluna de um programa de atividade física para a terceira idade.

Para diminuir as preocupações com a violência, muitas pessoas da terceira idade optam por morarem em condomínios, onde têm segurança e prestadores de serviços próximos. Um deles, bastante comum nas construções atuais, são as salas de ginástica ou os espaços abertos para atividade física. Infelizmente, grande parte dos condomínios acaba tendo estes espaços inutilizados. A profissional de Educação Física, Isabel Corradini, destaca que esta inutilidade ou este mau aproveitamento, muitas vezes, acontece por pequenos detalhes, como a não contratação de um profissional de Educação Física para orientar um programa de atividades físicas adequado para cada grupo. “O que parece caro, torna-se barato. Já que os condôminos pagam por este espaço e não desfrutam dele”, diz Corradini.

A presença do profissional da área faz toda a diferença. Ele vai avaliar o perfil de cada grupo e propor atividades que atendam as suas necessidades de forma a mantê-los ativos e motivados.

Outro fator essencial para a motivação desses grupos é a formação de uma vida social ativa, interessante para qualquer pessoa, principalmente para as da terceira idade que, muitas vezes, restringem seu relacionamento a família. “Com um grupo de atividades físicas orientadas a gente ganha saúde para o corpo e para a mente. Forma-se um grupo de amigos que troca experiências, sempre orientados por profissionais e ganhamos saúde com diversão”, avalia a aluna Ione Dal Molin.

O condomínio pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores idosos com uma série de medidas. Todas elas devem objetivar a integração de pessoas com idade avançada, diminuindo os problemas de convivência e, ao mesmo tempo, divertindo os moradores.

Caminhada

A caminhada é um esporte fantástico para os idosos praticarem. Os síndicos podem organizar programas de caminhada com instrutor, definindo horários e locais adequados para a realização desse exercício. A caminhada faz bem para a circulação e melhora a atividade cardíaca. Andar ajuda na redução de gorduras localizadas e o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa. Mesmo assim, o praticante deve fazer uma consulta médica antes de iniciar as caminhadas.

Hidroginástica

A hidroginástica é outra atividade física recomendada aos idosos. O prédio que têm piscina, de preferência aquecida, pode contratar uma professora, para dar aula duas vezes por semana. Esse exercício proporciona melhor qualidade de vida aos praticantes. Há um aumento da massa muscular, densidade óssea, tolerância a glicose e um menor risco de problemas articulares. Há também uma diminuição da frequência cardíaca basal, da pressão arterial e das tensões do dia-a-dia.

A hidroginástica promove um relaxamento muscular, uma desintoxicação das vias respiratórias, um controle do peso corporal, uma melhora da circulação periférica, funções orgânicas e dos sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório. Tanto a caminhada quanto à hidroginástica resulta em melhoria das capacidades físicas, aumento da coordenação, da agilidade, da sinestesia, da percepção, do esquema corporal, da velocidade de ação e melhora do equilíbrio.

Passeios

O síndico, moradores voluntários, ou mesmo os idosos podem organizar passeios a museus, parques, cinemas, exposições de arte e teatros. Um dos principais problemas do idoso é permanecer sem sair de casa por muito tempo. Isso aumenta a depressão e o desânimo. Uma excursão ao local escolhido é uma ótima opção para espairecer. Todo mês pode ser feita uma lista de locais e os moradores idosos votam onde preferem ir.

Salão de festas

No salão de festas, quando não estiver sendo utilizado, podem ser organizadas diversas atividades como aulas de culinária, jogo de cartas, palestras, bingo, sessões de tricô, exibição de filmes, jogo de xadrez, aulas de artesanato e venda de utensílios domésticos.

Matéria originalmente publicada em Jornal dos Condomínios de Setembro de 2006

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-19 08:58:17' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-19 08:58:17' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora