Já existe um consenso quanto ao grau de importância, da Manutenção das Edificações.
Devido a sua importância, este assunto foi disciplinado através da norma ABNT NBR 5674, sendo sua última edição em vigor, de 2012.
Manutenção das Edificações – É o conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo de toda a vida da edificação, para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes, visando atender às necessidades e segurança dos seus usuários, bem como perseguir a Vida Útil de Projeto (VUP) dos Empreendimentos. Servirá também de apoio para o planejamento das despesas necessárias às intervenções.
Vida útil de projeto (VPU) – É o período de tempo em que um sistema é projetado para atender aos requisitos de desempenho estabelecidos, desde que cumprido o programa de manutenção previsto no manual de operação, uso e manutenção de cada Edificação. A VUP sofre influência direta positiva ou negativa pelas ações de manutenção, intempéries e outros fatores internos de controle do usuário e externos (naturais) fora do seu controle.
Em edificações novas, os prazos de garantia das edificações, pressupõe também implantação do Sistema de Gestão de Manutenção, e execução das manutenções recomendadas no Manual de Uso, Operação e Manutenção (MUOM). Caso não atendidas as prescrições e prazos de manutenção indicados, é importante registrar que haverá perda da Garantia.
Conforme a ABNT/NBR 5674:2012, a manutenção não deve ser feita de modo improvisado, esporádico ou casual. Ela deve ser entendida como um serviço técnico perfeitamente programável e como um investimento na preservação do valor patrimonial.
As atividades de manutenção deverão ser, preferencialmente, de caráter preventivo e preditivo, com vistas a possibilitar a otimização das atividades e dos gastos e redução de custos.
Plano de Manutenção das Edificações
É importante que as edificações tenham um “Plano de Manutenção” e Operação abrangendo a edificação como um todo, com indicação dos sistemas da edificação e respectivos prazos de vistoria e manutenção e as intervenções devidamente registradas.
O Programa consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência e recursos necessários, devendo ser atualizado periodicamente.
Por meio do planejamento e implantação de um sistema de manutenção predial com inspeções periódicas, é possível minimizar a degradação precoce dos sistemas construtivos e, consequentemente, evitar a ocorrência de acidentes em edificações.
A manutenção deve atender um conjunto de diretrizes que:
- leve em consideração a idade da edificação;
- preserve o desempenho previsto em projeto ao longo do tempo, minimizando a depreciação patrimonial;
- estabeleça as informações pertinentes e o fluxo de comunicação;
- estabeleça as incumbências e a autonomia de decisão dos envolvidos;
Assim sendo, é importante a elaboração e implantação de um Plano de Manutenção, que servirá de apoio aos responsáveis pelas Edificações, para o planejamento das despesas necessárias às intervenções bem como sua execução em si.
João Mesquita Di Napoli, Eng. Civil CREA SC 3292-8, IBAPE SC 00348
Elaboração de planos de Manutenção para Edificações, abrangendo um período de 60 meses (60 planilhas mensais).