Vazamento de gás é um risco que pode ser evitado

Vazamento de gás é um risco que pode ser evitado

A distribuição de gás no condomínio é uma operação segura, mas a manutenção deve estar em dia

Quando o assunto é instalações de gás em condomínios, os cuidados devem ser redobrados. Da montagem do sistema ao uso diário da estrutura, a atenção de síndicos e moradores com as estruturas e a compreensão sobre as especificações que regulam o sistema central de gás são fortes aliadas.

O engenheiro mecânico Aldo Speck Zaccaron explica que vários são os fatores que podem causar vazamento nas instalações de gás: falta de proteção anticorrosiva da tubulação subterrânea (essa é a mais frequente); falta de vedação na instalação das conexões; trincas nas conexões ocasionadas por excesso de constrição e a má conservação dos acessórios estão entre os problemas mais comuns.

Mas, segundo ele, mais do que atender ao surgimento de problemas, o melhor a se fazer é prevenir. “As pessoas não dão tanta importância na manutenção até terem um problema e que, muitas vezes, acabam tendo que resolver com pressa e a qualquer custo sem analisar as melhores opções”, analisa.

Para identificar problemas e garantir a segurança das centrais de gás, a regularidade do teste de estanqueidade é a melhor alternativa. “Deve-se fazer o teste de estanqueidade a cada cinco anos. Em tubulações de grandes extensões ou de grandes diâmetros, o teste de apenas uma hora muitas vezes não garante que a tubulação esteja estanque, pois pequenos vazamentos serão percebidos apenas com muito mais tempo de teste. Assim, para esses casos, indica-se de 4 a 8 horas de teste” explica Aldo.

O engenheiro ainda afirma que, para os ramais de apartamentos, a recomendação também é da execução do teste de estanqueidade quando há cheiro de gás ou a cada cinco anos.

Gas Condominio
Para identificar problemas e garantir a segurança das centrais de gás, a regularidade do teste de estanqueidade é a melhor alternativa

Além da manutenção frequente, Aldo aponta outros cuidados necessários para manter a rede de gás em segurança: “É importante fazer uma análise visual das tubulações, conexões e dos equipamentos que compõem a rede por completo. Verificar onde acumula sujeira, que é uma das causadoras da oxidação”, diz.

O engenheiro mecânico ainda salienta questões importantes que devem estar no checklist dessa revisão. “A pressão no manômetro do quadro de manobra deve estar marcando 1,5kgf/cm² - que é a pressão limite de fornecimento para a rede que vai para dentro do condomínio. Se a pressão estiver maior, pode ser apenas que o regulador de primeiro estágio esteja desajustado, ou mesmo, uma avaria permanente desse regulador, assim, avise a fornecedora de gás sobre isso, ou chame uma empresa especializada”, explica.

Medidores

O engenheiro afirma que os medidores de gás - apesar de não terem prazo de validade - devem ser calibrados a cada 10 anos por um laboratório credenciado, conforme determina a Portaria 31 do INMETRO.

“Como é necessário retirar o medidor do condomínio e enviar a um laboratório credenciado, os custos com calibração, transporte e mão de obra, às vezes, são inviáveis. Assim, os condomínios acabam tendo que fazer a substituição dos equipamentos, pois o custo é mais baixo”, explica. Já para os reguladores de gás, os fabricantes determinam que a vida útil do equipamento é de cinco anos, devido ao desgaste interno das peças.

Os moradores também devem ficar atentos à segurança dentro das unidades, pois as mangueiras de conexão dos fogões devem ser substituídas a cada cinco anos. “O síndico pode orientar os condôminos para que verifiquem o prazo de validade do material e façam a troca, se necessário”, orienta.

Responsabilidades

Conforme a Portaria n. 47/199 da Agência Nacional do Petróleo (ANP) a distribuidora que fornece gás ao condomínio tem responsabilidade pela manutenção e vistoria da central de gás desde onde está instalada até o primeiro regulador de pressão da linha de abastecimento.

As partes comuns (da central de gás até o quadro de medição) são de responsabilidade do condomínio. Dos medidores até os pontos de consumo dentro das unidades a responsabilidade é dos condôminos, pois esse trecho atende exclusivamente cada unidade.

O que regula a instalação de gás

Três principais regras regulam a instalação: 

  • NBR 13103 de 2006 que define os requisitos paraa Instalação de aparelhos a gás para uso residencial;  
  • NBR 15526 de 2009 que instrui projeto e execução das redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais; 
  • NBR 15923 de 2011 sobre os procedimentos de inspeção de redes de distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial. 
  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-19 08:13:48' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-19 08:13:48' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora