Consultoria técnica pode ajudar o síndico a enxugar gastos e tomar decisões na hora de resolver um problema
Depois de enfrentar vários problemas com os elevadores do condomínio, o síndico Eduardo Simonato resolveu procurar uma assessoria especializada. Afinal, a exemplo de muitos gestores da área, o assunto é considerado extremamente técnico e, geralmente, falta conhecimento no setor para tomar decisões, principalmente na reposição de peças.
“Seguidamente, os elevadores apresentavam diferentes problemas como parar sem motivo aparente, provocar barulho excessivo e ainda gerar falha na hora de fechar a porta”, explica Eduardo, que administra o Edifício Champagne, com dois blocos de 31 andares - cada um - e cinco elevadores. Localizado em Balneário Camboriú, o prédio também sofre com a maresia já que fica próximo à praia, fato que acaba trazendo oxidação às partes internas dos elevadores.
Pensando na segurança dos condôminos e na redução de gastos do condomínio, o síndico contratou os serviços de uma consultoria especializada em elevadores. “Os técnicos fizeram uma perícia de três dias e geraram um laudo fotográfico com mais de 30 páginas. O documento mostrou desde problemas pequenos até situações maiores”, diz Eduardo, que, a partir daí, acionou a empresa que presta manutenção ao condomínio, e solicitou providências.
“Eles fizeram um check-up e os problemas melhoraram bastante, mas ainda há questões a resolver. Ontem mesmo a porta de um dos elevadores não estava fechando direito. O técnico da manutenção veio para trocar a peça, mas antes acionei a consultoria para eles se certificarem com a empresa da real necessidade da troca”, destaca Eduardo. Segundo ele, a economia feita em dois meses com a não reposição de peças paga o investimento anual da consultoria especializada.
“Estou satisfeito com o trabalho e tranquilo porque o prédio está com manutenção mais eficaz e, por consequência, estamos gastando menos em peças de substituição. Além da economia, tem o fator segurança”, elogia Eduardo, lembrando que a deliberação do serviço foi aprovada por unanimidade em assembleia. Só para citar um exemplo, Eduardo diz que segundo a empresa de manutenção uma peça avaliada em R$ 2.400 exigia reposição, mas depois de o consultor analisar o problema, verificou - se que a peça exigia apenas uma regulagem.
O contrato foi feito por um ano e a empresa faz vistoria a cada dois meses. Outra vantagem apontada pelo síndico foi o melhor atendimento da empresa de manutenção, que presta serviço mensalmente. “Além dos benefícios ao condomínio, a empresa também ganhou em padrão de qualidade com acompanhamento especializado”, completa Eduardo.
Economia e segurança
Para o consultor em transporte vertical e técnico em eletromecânica, Vitor Capistrano, a assessoria prestada aos condomínios visa cobrar soluções das empresas de manutenção para evitar custos indevidos ou fora do mercado, impedindo, assim, possíveis negligências de segurança. Também colabora na tomada de decisão em processos de modernizações de elevadores e em qualquer demanda onde o síndico não tenha conhecimento. “Na prática, a vantagem é o aumento da qualidade da manutenção e, por consequência, na redução de problemas. Diminuição de peças de reposição e orçamentos indevidos ou com urgência irreal também fazem parte da lista de vantagens”, diz Vitor.
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