A inadimplência é um desafio constante em condomínios, inclusive recém-inaugurados.
Mesmo em empreendimentos novos, nos quais geralmente se espera uma taxa de inadimplência menor, manter as contas em dia nem sempre é tarefa fácil. A cobrança garantida surge como uma solução, aliviando os síndicos da difícil tarefa de lidar com atrasos nos pagamentos.
Para o síndico Nelson Lima, que atua desde 2009 no segmento, essa modalidade de serviço é fundamental para manter a saúde financeira do espaço em dia, além de executar os serviços ordinários determinados pela legislação, principalmente em relação à segurança nas chamadas de capital quando necessário.
“Os índices de inadimplência dos últimos 10 anos são altíssimos, fora a dificuldade que é para o condomínio fazer esse tipo de gestão internamente. O serviço tem facilitado muito a nossa administração e assim podemos focar em outras demandas, sabendo que os pagamentos estão assegurados”, destaca Lima.
Como dica para os demais gestores que enfrentam a inadimplência, Lima explica qual o momento de contratar o serviço. “O primeiro passo é avaliar de forma técnica os últimos 24 meses do condomínio e a curva de inadimplência. Se ela for superior a 6%, dependendo do tamanho e da complexidade das manutenções, é importante pensar e avaliar com os moradores a contratação desse tipo de serviço”, pontua Lima. O gestor lembra ainda que é fundamental ficar atento à minuta de contrato e investigar se a empresa escolhida tem capital próprio.
Foi também pelo elevado índice de inadimplência no seu condomínio que a síndica Carmen Antônia Martinazzo optou pela contratação e há mais de 10 anos o seu condomínio conta com os benefícios desse serviço. “A cobrança garantida é fundamental para a organização financeira de qualquer gestão onde o condomínio enfrente altos índices de inadimplência. Principalmente para honrar seus compromissos”, explica.
Em Santa Catarina, a cobrança também é voltada para novos empreendimentos. Assim, a garantidora confirma a entrada regular de recursos e evita que condomínios novos, ainda sem fluxo de caixa, iniciem com prejuízo.
"A cobrança garantida é uma ferramenta de gestão que traz facilidade para que o síndico e administrador ainda mais em novos condomínios. O gestor tem a certeza de poder realizar seu planejamento com excelência, fator que valoriza o patrimônio e também traz segurança aos condôminos", destaca Franciane Pizzani, responsável comercial da Conduta Cobranças.
A tendência é que, com o crescimento do mercado condominial e a necessidade de uma gestão cada vez mais profissionalizada, a cobrança garantida se torne um serviço essencial para novos condomínios, permitindo aos síndicos uma administração mais tranquila e focada em melhorias para a coletividade.
Benefícios da cobrança garantida
- Garante o recebimento das taxas condominiais, evitando atrasos e falta de pagamento;
- Diminui a dependência de ações de cobrança direta, assegurando recursos mensais;
- Permite ao condomínio manter um fluxo de caixa estável, essencial para a manutenção e melhorias;
- Facilita o planejamento de investimentos e manutenções preventivas;
- Minimiza atritos entre a administração e condôminos, pois a cobrança se torna mais padronizada e profissional;
- Reduz o impacto financeiro sobre condôminos, especialmente em épocas de despesas extraordinárias