Associação representa condomínios em busca de melhorias na Capital

Trabalho desenvolvido pela AMJA, na região do Córrego Grande, tem chamado atenção e dado retorno aos moradores
Vista da região do Parque Linear do Córrego Grande, local onde a Associação de Moradores do Jardim Albatroz atua desde 1996. Gestão de serviços de jardinagem, segurança e articulação com órgãos públicos é a função do grupo Vista da região do Parque Linear do Córrego Grande, local onde a Associação de Moradores do Jardim Albatroz atua desde 1996. Gestão de serviços de jardinagem, segurança e articulação com órgãos públicos é a função do grupo

As entidades desempenham um papel crucial no cenário condominial, procurando sempre promover benefícios, oferecer suporte não apenas em termos de segurança e representatividade jurídicas, mas também no aprimoramento das habilidades dos síndicos que gerenciam esses espaços.

Em Santa Catarina, por exemplo, existe atualmente uma série de entidades que, em conjunto, atendem tanto às necessidades do condomínio enquanto CNPJ, como do síndico na figura do gestor.

A Associação de Moradores do Jardim Albatroz (AMJA), no bairro Córrego Grande, em Florianópolis, é um exemplo. Fundada em junho de 1996, o coletivo é composto por quase 1 mil moradores de 25 condomínios associados, a Associação atua em uma área privilegiada e tem como principais objetivos a gestão de serviços de segurança, a gestão de serviços de jardinagem e a articulação com órgãos públicos.

“A AMJA é ativa em projetos que visam à melhoria do bairro, como o TAC da Fazendinha, que é um Termo de Ajustamento de Conduta que permitiu a construção de benfeitorias no bairro em troca da permissão para construção na área denominada Fazendinha, o projeto de saneamento do bairro Córrego Grande, além da blitz sanear”, conta Ivan dos Santos, presidente da associação.

Ivan E Marcelo
Ivan dos Santos, presidente da AMJA, e Marcelo Borba, da Crédito Real, atuam em conjunto para melhorar a associação

O trabalho voltado para os moradores traz frutos e bem-estar, tanto que a associação tem a chamada Praça da Comunidade, que é o ponto de encontro de todos, oferecendo opções de lazer e atividades físicas, incluindo: quadra de basquete, quadra de esportes de areia, campo de futebol, parquinho infantil, academia do idoso, além de uma grande área verde e arborizada.

“Temos uma festa também que agrega para todos, movimentando a área, e espaços de convivência como um pet place, espaço dedicado aos animais de estimação, o quintal comunitário, com área para cultivo e convivência, um pomar e um espaço para plantio e colheita de frutas”, detalha Ivan.

Zeladoria e Segurança

Falando sobre o ponto de zeladoria e segurança do condomínio, Ivan explica que a associação é responsável pela manutenção dessas áreas verdes e pela segurança do próprio bairro. “Contamos com um vigilante profissional e cerca de 30 câmeras de segurança espalhadas pelo loteamento, garantindo a tranquilidade dos moradores”, explica o presidente.

Como a administradora consegue dar apoio à associação

Marcelo Borba, atual gerente comercial da área de condomínios da Crédito Real, empresa que presta serviço de consultoria estratégica para a AMJA e conhece bem o trabalho realizado, conta como uma administradora pode dar apoio à associação.

“O nosso entendimento é uma administradora ser muito além das demandas operacionais, uma administradora é um apoio estratégico, isso porque ela tem informações mercadológicas, tem informação do segmento condominial e essas informações podem ajudar muito os síndicos e associações como a AMJA”, opina Borba.

Diretoria AMJA
Diretoria da AMJA conta com a participação de síndicos e moradores na busca pelo bem da comunidade

No ponto de vista do trabalho que uma associação como a AMJA realiza, Borba aponta que a administradora também tem condições de fornecer ferramentas de gestão, tecnologia para apoiar a comunicação entre os condomínios e apoio na construção de processos coletivos.

“Como a administradora acaba tendo muita experiência por atuar com os mais diversos condomínios, essa informação auxilia as associações a tomarem melhores decisões e conhecerem o mercado. Todos podemos trabalhar juntos para o bem da comunidade”, diz o gerente.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 08:57:10' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 08:57:10' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora