Visitantes alteram a rotina de condomínios no verão

Visitantes alteram a rotina de condomínios no verão

 

Cidade turística, cercada de praias e diversos outros atrativos naturais, Florianópolis recebe todos os anos milhares de visitantes durante o verão.

Dados recentes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte apontam que, somente entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2014, 42 voos charter internacionais pousaram na cidade. Isso sem contar os 65 voos comerciais que posam diariamente no aeroporto Hercílio Luz. E não é só pelo ar que os turistas estão chegando. Apenas uma companhia, a Flex Bus, traz da Argentina 18 ônibus lotados por dia, que param na capital catarinense ou seguem para Balneário Camboriú. De acordo com a Secretaria, a previsão é que 250 mil turistas circulem pela Capital, entre catarinenses e visitantes de outros estados e países.

Esse aumento no fluxo de pessoas na cidade acaba refletindo na rotina de muitos condomínios, principalmente os situados nos balneários. Localizado no bairro Campeche, no Sul da Ilha, o condomínio Residencial Brisa tem a rotina transformada na temporada de verão. “Muda muito a rotina no condomínio, pois há um fluxo maior de pessoas. É bem mais difícil controlar quem é visitante e quem não é, e isso faz com que o condomínio fique mais vulnerável na questão de segurança. Por isso peço sempre que as pessoas procurem trancar as portas que dão acesso ao condomínio e aos apartamentos”, relata a síndica Carla Pedroso .

Segundo Carla, outra dificuldade comum no período é com relação à separação do lixo. “Há muitos hóspedes ou inquilinos de temporada que não tem consciência sobre essa questão. É muito cultural, alguns já estão educados para separar o lixo, enquanto outros não. Também ocorrem muitos problemas com o esgoto, pois jogam papéis e objetos nos vasos sanitários que ocasionam o entupimento”, explica a síndica.

A respeito do consumo de água, Carla relata que, apesar dos hidrômetros serem individuais, o consumo aumenta elevando a preocupação com falta de água, devido à pouca ocorrência de chuvas na região.

Disputadas nos dias de calor intenso, as piscinas também têm a rotina movimentada com a chegada dos visitantes. No residencial Brisa, Carla explica que o espaço fica aberto a todos que estiverem no condomínio, pois não é interesse do condomínio boicotar os visitantes. No entanto, o salão de festas normalmente não é aberto aos inquilinos de temporada, para evitar prejuízos. “Sempre procuramos orientar a todos com relação às normas do regimento interno e caso não se cumpra é de responsabilidade do proprietário arcar com os danos”, esclarece a síndica.

Carla relata ainda outras medidas adotadas para manter a ordem do condomínio durante a temporada. “Não é permitido deixar animais sozinhos por mais de 24 horas. Somente festas familiares são permitidas, pois há um acordo com os proprietários que alugam seus apartamentos, para que sejam alugados somente para famílias de, no máximo, quatro pessoas”, explica Carla.

verão
Carla Pedroso, síndica

Síndica do Edifício Maison Alhambra, em Jurerê, Rosana Marcondes relata que na temporada há uma demanda que requer maior atenção e manutenção do condomínio em diversos aspectos, como no caso dos elevadores, piscinas, cuidado com barulho fora de horário, e a segurança também é reforçada. Além disso, também há o aumento nas despesas, como no consumo de água e energia. “Como não há hidrômetros individuais, todos os condôminos têm que arcar com as despesas. A segurança é a mesma o ano todo, aliás, esta preocupação tem sido tratada como a principal”, explica a síndica.

Rosana explica que, para manter a ordem, o uso de espaços como piscina, academia, quadra de esportes não pode ser feito por visitantes sem a presença de moradores. Além disso, a limpeza da piscina precisa ser diária durante o verão. “Procuro sempre orientar todos sobre os procedimentos do condomínio em forma de avisos, principalmente nas temporadas de férias. A cada assembleia geral também são relatados os acontecimentos e tomadas as decisões para que os acontecimentos indesejados não se repitam no ano seguinte”, aponta Rosana.

E as mudanças não se restringem à Capital catarinense. Outros balneários famosos no Estado também sofrem os impactos da movimentação na temporada. Há cinco anos como síndico do Edifício Princesa dos Campos, em Balneário Camboriú, Edson Luiz Marques também relata que as mudanças ocasionadas na rotina do condomínio durante o verão são comuns e um grande teste de paciência para os moradores fixos. “Nosso condomínio é bem perto da praia e por isso cerca de 50% dos proprietários colocam os imóveis para alugar nessa época e isso acaba gerando problemas, como inquilinos que colocam oito ou dez pessoas em um apartamento com capacidade para quatro ou cinco. Com isso há aumento no consumo de energia e água e os moradores regulares acabam pagando uma conta maior pelo abuso dos turistas e visitantes. Além disso, temos despesas com reparos na estrutura ocasionados pela falta de zelo dos inquilinos. Aluga-se demais e quem mora aqui acaba pagando a conta”, conclui o síndico.

Dicas para uma boa administração durante a temporada

Check-up: Monte com seu zelador uma lista de itens para realização de check-up semanal para conferir o funcionamento dos equipamentos

Equipamentos e vigilância: A junção entre equipamentos de vigilância eletrônica, vigias 24 horas e procedimentos de moradores é um fórmula eficaz para inibir invasores

Encomendas: Não permitir a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento.

Aluguel de temporada: Fornecer fichas às imobiliárias para informar dados dos locatários, como dia de entrada e previsão de saída, além de placa do carro

Limitação de inquilinos: Para determinar o número máximo de inquilinos nos apartamentos, para evitar a superlotação nos condomínios de praia, o limite deve constar no regimento interno ou ser aprovado em assembléia.

Extintores: Não esqueça do período de recarga dos extintores e de revisão das mangueiras.

Porta corta-fogo: Mantenha sempre fechada e sem obstruções.

Gás: A Central de gás deve estar limpa e arejada, sem quaisquer objetos dentro da mesma que não sejam os cilindros de GLP e o estrado de madeira.

Primeiros socorros: É fundamental que o síndico ou os funcionários estejam preparados para o atendimento de primeiros socorros.

Lixo: Manter a limpeza dos locais onde é acondicionado o lixo do prédio evita a infestação de ratos e baratas comuns em épocas de calor.

Economia: Um dos vilões do desperdício de água é o vazamento hidráulico, que pode ser evitado com a vistoria e manutenção preventiva.

Acessibilidade: Os acessos, circulação e banheiros do prédio devem atender às normas de acessibilidade para pessoas com deficiências. A acessibilidade deve estar presente também nas áreas de lazer.

Academia: Ao instalar uma academia, o síndico deve contar com a assessoria de um profissional de educação física para a escolha dos equipamentos e adequação da sala

Playground: Dê preferência aos que seguem as normas NBR 14350-1 e NBR 14350-2 (Segurança de brinquedos de playground) da ABNT

Água: Limpeza das caixas d’água regularmente e tratamento da água das piscinas

Animais: A lei impede que o condomínio proíba os moradores de terem animais de estimação, mas devem ser estipuladas regras para a circulação deles no prédio

Fumo: Proibir o fumo nas áreas coletivas fechadas, conforme lei estadual nº 14.874/2009

Publicado originalmente em 26/02/2014

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 09:09:43' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 09:09:43' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora