Moradores criam comissão e contribuem para a gestão do condomínio

  • 15/Janeiro/2014 - Graziella Itamaro
Moradores criam comissão e contribuem para a gestão do condomínio

 

Propriedades comuns a mais de uma pessoa, nos condomínios o espírito de coletividade e o de comunidade são características essenciais uma vez que existem para serem cuidadas áreas de domínio comum e as privativas. Sendo assim, a participação dos condôminos na gestão pode ser interessante tanto para moradores quanto para o síndico, pois com o envolvimento coletivo é possível criar um lugar melhor para todos.

Foi com esse espírito de coletividade que os moradores do Residencial Mirante do Cambirela, em Palhoça, montaram comissões para executar o serviço de pintura do condomínio, reformas no hall de entrada e renovação do jardim interno e externo.“Quando surgiu a ideia de criar as comissões, pensamos em trazer conselheiros e condôminos para dar suas ideias, sugestões e participarem nas negociações e escolha de orçamentos. Dessa forma foi possível fazer um trabalho com a participação de todos e principalmente com muita transparência”, relata o síndico profissional Joanylson Machado Prá.

Resultados positivos

De acordo com o síndico, os resultados da experiência foram extremamente positivos. “Conseguimos valorizar os imóveis e deixar o condomínio com um ar de sofisticação e modernidade. Como sindico profissional, e neste caso proprietário, fico muito feliz em poder participar da comissão juntamente com os condôminos trazendo conforto e valorização para o bem de todos”, expõe o síndico.

Morador do Residencial Cambirela, Martinho Biscaia é um dos integrantes da comissão - formada ainda por mais três moradores para acompanhar o processo orçamentário - da pintura, bem como do novo visual da fachada e do hall do condomínio. Para ele a experiência foi positiva. “Que bom seria se todos os moradores dos 96 apartamentos participassem. Assim passariam a se conhecer melhor e a debater mais as coisas em prol de todos, evitando que depois surjam dúvidas sobre assuntos referentes ao condomínio. Acredito que desta forma poderemos viver bem melhor”, declara o morador.

Segundo Martinho, quando se deseja compor uma comissão ninguém quer, mas para ele é gratificante participar e depois poder ver que todos comentam os resultados bons e ruins também. “Acredito que para poder criticar devemos estar sempre presentes nos debates e nas reuniões de condomínio, por exemplo, pois é onde quem é proprietário ou inquilino pode avaliar o que contribuirá para seu conforto ou valorização de seu imóvel”, comenta o morador.

Por Graziella Itamaro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 15:41:42' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 15:41:42' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora