Existe vazamento entre duas unidades locadas, e nem o inquilino, nem a imobiliária ainda resolveram. Entro com ação extrajudicial na imobiliária ou mando arrumar pelo condomínio e depois cobro?

Enviado por : Marilia Carvalho - São José

Pergunta: Existe vazamento de um apartamento para outro, não é problema de prumada, e sim das unidades. Ambos os apartamentos estão alugados, e nem o inquilino, nem a imobiliária ainda resolveram. A água é rateada e o problema está sendo um custo alto para todo o condomínio. O que seria melhor? Entro com ação extrajudicial na imobiliária ou mando arrumar pelo condomínio e depois cobro? Marilia Carvalho - São José

Resposta: A situação apresentada pela leitora envolve questões internas relacionadas a unidades autônomas, ambas alugadas. Conforme o que estabelece os artigos 186 e 927 do Código Civil, quem causa danos a alguém é obrigado a repará-lo. A jurisprudência também é clara ao afirmar que a responsabilidade pela manutenção das tubulações e demais itens dentro das unidades autônomas recai sobre os respectivos proprietários.

Portanto, se um proprietário não adotar as diligências necessárias para o funcionamento adequado de sua unidade, pode ser responsabilizado pelos prejuízos causados a outros condôminos e ao condomínio, mesmo que a sua unidade esteja locada. Assim, a melhor abordagem seria notificar extrajudicialmente o proprietário ou a imobiliária (caso se desconheça o proprietário) para serem tomadas as medidas corretivas necessárias. Essa medida tem um custo menor e, em tese, é mais célere.

Quanto à realização do conserto por meio do condomínio, a primeira dificuldade é ter acesso à respectiva unidade privativa.  Contudo, nada impede que o(a) síndico(a) combine com o proprietário da unidade privativa a iniciativa do conserto pelo condomínio com o posterior ressarcimento do proprietário. Para tanto, esse acerto deve ser formalizado. Essa solução seria rápida e atenderia todas as partes.

Contudo, se não houver retorno do proprietário ou sua resistência no reparo, e se mesmo assim o condomínio conseguir realizar o conserto para suspender o vazamento, poderá ingressar com uma ação de ressarcimento contra o proprietário, fazendo a prova do ilícito, dano e nexo de causalidade.

De outra parte, caso seja comprovado que o vazamento elevou o valor do rateio de água, o condomínio pode reivindicar a reparação dos prejuízos decorrentes da inércia dos responsáveis, assegurando que os custos adicionais não sejam arcados pelos demais condôminos.

RMP Advocacia
Rogério Manoel Pedro
OAB/SC 10745
(48) 99654.0440

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-12-10 09:42:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-12-10 09:42:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora