Casal é proprietário do imóvel, mas estão se separando. Temos AGO de eleição de síndico e cada um deles quer votar em seu pretendente à função. Quem pode votar na assembleia?

Enviado por : Mariana Brito Mello – Florianópolis

Pergunta: Temos no condomínio um casal que é proprietário do imóvel, mas estão se separando. Temos AGO de eleição de síndico e cada um deles tem candidatos diferentes e querem, cada um, votar em seu pretendente à função. Como posso lidar com essa situação? Quem pode votar na assembleia?

Resposta: Antes de mais nada, convém observar que o voto na assembleia de condôminos é uno e indivisível. Assim, não há como se dividir o voto em 2 partes, haverá apenas um voto, correspondente à totalidade da fração ideal da unidade autônoma.
Não se deve esquecer, ainda, que é proprietário de um imóvel aquele que constar na matrícula junto ao Registro de Imóveis, admitindo-se também a participação em assembleias do promissário comprador, com contrato particular. Dessa forma, se apenas um dos cônjuges constar na matrícula do imóvel como proprietário, ou no contrato de compromisso de compra e venda como promissário comprador, é ele que tem legitimidade para votar pela unidade autônoma.
Ainda, no caso de apenas um dos cônjuges comparecer à assembleia, presume-se que ele represente a vontade de ambos os proprietários, e seu voto deve ser computado.

Finalmente, caso ambos os cônjuges sejam proprietários ou promissários compradores de imóvel ainda não partilhado entre eles, e compareçam à assembleia e apresentem entendimentos divergentes, não haverá como ser computado o voto referente àquela unidade autônoma. O voto, nesse caso, somente será válido se houver consenso entre os cônjuges. Todavia, deve ser seguida eventual disposição a respeito, se constar na convenção de condomínio.

Baccin Advogados Associados OAB/SC 238/96
Adolfo Mark Penkuhn OAB/SC 13.912
(48) 3222-0526

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-03 01:28:07' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-03 01:28:07' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora