Minha filha quebrou a cerca do condomínio e consegui orçamento menor do que o síndico. Posso pedir mais de um orçamento?

Enviado por : Gastone Avezzù, Itajaí

Pergunta: Minha filha foi me visitar e colocou o carro na minha vaga de estacionamento. Quando saiu bateu com o carro contra uma cerca e a quebrou. O síndico falou que ela terá que pagar o dano e chamou uma empresa para fazer o conserto e não quer saber se tenho outra empresa que vai fazer um orçamento menor. Eu acredito que ele não pode fazer isso. Eu posso pedir mais de um orçamento, é um direito meu?

Resposta: Não há qualquer exigência legal para a elaboração de mais de um orçamento, embora seja usual a apresentação de três para se escolher aquele de menor custo.

No caso de o condomínio sofrer algum dano, incumbe ao síndico providenciar o reparo e, não sendo urgente, obter orçamento junto a prestador(es) idôneo(s).

A prática usual é que se obtenham três orçamentos, escolhendo-se o de menor custo, mas nada impede que o síndico apresente somente um, ainda mais quando se tratar de reparo urgente ou quando o prestador contratado já prestar serviços costumeiramente ao condomínio.

Contudo, o orçamento precisa ser detalhado, com a indicação dos serviços e peças necessários e seus respectivos valores.

Assim, é possível verificar junto a outros prestadores se os valores orçados se encontram dentro da realidade do mercado ou se estão superfaturados.

Caso o condômino identifique uma grande diferença entre os valores cobrados no orçamento apresentado e aqueles praticados por outros prestadores de serviço, poderá questionar o síndico e, se for o caso, contestar judicialmente a cobrança.

Contudo, não há como exigir, neste caso, que o síndico apresente mais de um orçamento, nem impor que aceite aquele que o condômino elaborar.

Baccin Advogados Associados
Adolfo Mark Penkuhn
OAB/SC 13.912
(48) 3222 0526

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-08-18 16:57:59' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-08-18 16:57:59' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora